Língua Portuguesa

Assiduidade: o que é? Significado e conceituação

Talvez você já tenha escutado a palavra assiduidade. Esta é um substantivo feminino. Provavelmente, você já ouviu uma de suas variações, o adjetivo assíduo. Aqui apresentaremos como você pode usar esta palavra com exemplos, caracterizações, conceituação e significados.

Os significados e aplicações em frase da assiduidade

A assiduidade significa ser assíduo, ou seja, ser regular, frequente e comprometido.

Veja também – Significado de prosopopeia

Essas características a qual ela diz respeito são fundamentais para pessoas que desejam manter um emprego, por exemplo.

Se você é uma pessoa que mantém a regularidade, a pontualidade e a exatidão, isso te trará benefícios para que não desaponte ninguém. Além de tudo, você cumprirá as suas expectativas.

Sendo essas as possibilidade de significados da assiduidade, elencamos aqui alguns exemplos de como você pode utilizá-la no dia-a-dia:

  • A assiduidade é fundamental para a formação do caráter de uma pessoa;
  • Aprendemos a ter ou não assiduidade já na escola quando temos de chegar no horário e cumprir nossas obrigações;
  • Sem assiduidade não consigo levar esse funcionário a sério. Todos os dias ele fica reclamando e não faz o que pedimos;
  • Fulano não tem a menor assiduidade. Ele sempre marca comigo uma horário e chega 1 hora depois;
  • A dedicação, a assiduidade e a persistência levaram à fulana a ser promovida em poucos meses na empresa.

Assiduidade

A assiduidade enquanto uma virtude

A assiduidade diz respeito a uma pessoa que é assídua. Ou seja, ela é pontual, não se atrasa, não falta, não foge de seus compromissos.

Hoje essa pode ser considerada uma virtude. Em tempos em que as pessoas correm muito para atingirem seus compromissos, é difícil mantê-los.

Conseguir não faltar ao trabalho, à escola são tarefas difíceis. Apesar de poderem ser realizadas.

Cada vez mais se torna difícil manter a pontualidade. Assim, também cada vez mais se cobra assiduidade das pessoas.

Aqueles que conseguem ser sempre assíduos merecem respeito. E, caso esse não seja seu caso, tente cortar um pouco de suas atividades para conseguir fazer bem o que se propõe. É melhor fazer uma quantidade menor de coisas, mas que sejam bem feitas, do que não conseguir completar as várias que você se propôs. Dê um passo de cada vez e somente depois aumente a sua carga de metas, objetivos ou trabalhos.

Tente manter consistência e padrão. Isso poderá te dar maior confiança e conseguir alcançar a assiduidade.

Ser assíduo não é a única característica de uma pessoa virtuosa mas, certamente, é uma das mais importantes.

A educação e a assiduidade

Uma das formas de educar as pessoas para que elas respeitem seus compromissos é pela educação. Por isso a escola tem função vital para que isso aconteça.

Na educação básica aprendemos a respeitar os horários e a cumprir os deveres. Quando se faz corretamente se é premiado com boas notas, caso contrário, pode até mesmo ter de refazer um ano estudantil inteiro.

Por isso, a valorização da educação pode levar a construção de uma sociedade que tenha o valor da assiduidade introjetado em seus costumes.

Um professor deve incentivar aos alunos que respeitem os horários. Não somente aprender os conteúdos, mas tendo essa virtude, poderá levar para sua vida inteira. O que facilitará a sua vida em sociedade.

Afinal, a pessoa que sempre cumpre seus deveres é vista com outros olhos.

Os estudantes que possuem melhor destaque nas escolas e até mesmo nos grandes vestibulares pelo Brasil e no ENEM, são assíduos. Dedicam-se muito aos estudos pensando no que poderão ganhar com ele.

O hábito de estudar seriamente é cultivado por eles e isso faz com que obtenham bons resultados. Assim, não se trata somente de uma obrigação, mas algo que lhes dá prazer.

Por isso, tente cultivar novos hábitos e mantê-los. Você pode começar com coisas mais simples. Crie uma meta de leitura por mês. Ou tente aprender uma palavra nova por dia. Isso te reanimará a seguir aprendendo e também irá aumentar o seu conhecimento geral.

Assiduidade

Os seus objetivos e a assiduidade

Se você reclama de não conseguir alcançar seus objetivos, preste atenção à assiduidade.

Veja se está fazendo os meios para conquista-los. É preciso persistência. Enquanto muitas pessoas desistem com facilidade, o que te fará alcançar um ponto será a luta por ele. Caso contrário, será só mais um junto aos que falharam.

Por exemplo, alguém que deseja emagrecer ou ganhar condicionamento físico. É preciso que ela leve uma vida regrada na alimentação e seja fitness. Apesar de parecer algo simples, muitas pessoas não conseguem realizar. Provavelmente você deve conhecer algum exemplo que carregue essa frustração.

Sendo uma pessoa assídua você conseguira caminhar mais rápido para atingir o que deseja. Também poderá ter outros benefícios como:

  • Evitar a frustação ao não alcançar seus objetivos. Evitando assim outros problemas que podem decorrer disso, como a depressão;
  • Terá o devido reconhecimento no momento certo de seu trabalho. Não se afobe caso demore um pouco. Mas saiba que as pessoas assíduas sempre se destacam;
  • Também terá maior credibilidade em meio às pessoas com as quais se relacionam. Não são apenas os chefes que reparam em uma pessoa comprometida e pontual, mas até mesmo amigos. Quando alguém não tem de esperar por um amigo quando marca um compromisso, isso eleva a credibilidade da pessoa;
  • Ao alcançar seus objetivos, você sempre estará motivado. Aumentará seu potencial e poderá ir mais longe.

São inúmeros benefícios que a assiduidade por trazer para você. Tente cultivá-la em sua vida e assim fará bem a você mesmo e a quem está ao seu redor.

Considerações finais

A palavra assiduidade não é utilizada com muita frequência no dia-a-dia do brasileiro. Entretanto, é uma virtude muito cultivada e respeitada.

Certamente, enquanto lia esse artigo, você lembrou de uma pessoa assídua e a sua admiração por ela. Essas pessoas se destacam e são respeitadas. Basta só você querer para ser como elas. Não há nada que te impeça. Você deve criar novos hábitos de vida e segui-los. Só depende de você se tornar alguém assíduo e disciplinado.

Por isso, pratique a assiduidade em todos os momentos de sua vida. É um ótimo costume a ser cultivado e transmitido a todas as pessoas.

About the author

yasmin