Língua Portuguesa

O que é excêntrico? Qual o significado da palavra?

Palavrinha que sempre está em circulação, geralmente usada para definir, descrever, uma pessoa ou situação. Devido ao seu uso constante em determinados casos é natural que as pessoas adquiram uma noção do que se trata excêntrico.

Mas ter noção é diferente de saber, de definir exatamente o que é excêntrico. Você conseguiria?

E qual a importância de saber o significado exato de palavras como excêntrico?

Veja também – Significado de prosperidade

Bom, ao entender a origem, o conceito que uma palavra engloba passamos a entender porque ela é usada, se o é de forma correta, e ainda nos ajuda a conhecer um pouco de história e de outras áreas do conhecimento, a entender a lógica dos antepassados de ter escolhido ou criado a terminologia em questão.

E o caso de excêntrico é aquela situação que você acaba se surpreendendo, pois a maioria, como apontado acima, tem uma noção do que a palavra pode tratar devido o seu emprego em contextos específicos, mas ao analisá-lo mais a fundo percebe-se que o seu significado é mais amplo do que se podia imaginar e que a concepção que tínhamos era apenas uma interpretação, uma releitura, uma figura de linguagem quanto ao significado original.

Ficou curioso para saber o que é excêntrico?

Então prossiga na leitura.

Exemplos de excentricidade

Nada melhor para começar a explicar o que é “excêntrico” descrevendo alguns exemplos do que é considerado excêntrico na sociedade ATUAL, afim de ilustração, para melhor intimidade com o conceito. Mas inicialmente abordaremos mais o seu sentido figurado e mais popular.

Vejamos alguns.

Uma pessoa que prefere deixar de lado o esforço patético de parecer mais feliz e realizada nas redes sociais, postando fotos de suas férias retrasadas como se fosse ontem, ou saindo da letargia da conversa insossa que rola de momento com alguns amigos em um bar meia boca para uma selfie risonha, para ler um livro, desenvolver-se como pessoa e profissionalmente.

Um cidadão que recebe uma notícia no Whatsapp, não se limita a ler a manchete, ler toda a suposta notícia e ainda vai conferir em sites de renome ou especializados em notícias falsas se a informação recebida é verdadeira. Sem dúvida, um excêntrico, quem faz isso hoje em dia? Dá para contar nos dedos.

Excêntrico

Um time de futebol brasileiro que não tem nojo da bola, que procura propor o jogo e, pasmem, fazer gols! É para louvar de pé irmãos! Um time de futebol totalmente excêntrico.

Certo, foram exemplos carregados de ironia, mas agora alguns que cabem em qualquer contexto:

Uma freira, junto com todas as suas colegas freiras vestidas de preto, como manda o figurino, mas totalmente de rosa, amarelo, verde, enfim, qualquer cor que destoe completamente da maioria no entorno.

Um cidadão antissociável, que vive recluso, não participa dos momentos de confraternização com os outros moradores da vizinhança, que não se enquadra na moda, na aparência convencional, com roupas rotas e puídas, barba desgrenhada e unhas do estilo Zé do Caixão. Excêntrico é uma boa definição para o sujeito.

Um tipo que não gosta de chocolate, não gosta de cappuccino, não gosta de lasanha, não gosta da série The Crown, é mais do que um excêntrico, é uma aberração. #prontofalei.

A essência do excêntrico

Se fizermos a liçãozinha básica de conferir seu Aurélio, ou outro professor de português e linguística cabeçudo, vemos que excêntrico é classificado como um adjetivo e apresenta como significado:

“Aquele ou aquela, isto ou aquilo que se desvia, se afasta de um núcleo, de um centro, que se mantém a margem”.

Essa ideia de um elemento que se mantém distanciado de uma zona central é verificável e aplicado em outras áreas do saber, como na mecânica e na matemática.

Na mecânica, excêntrico é o nome que se dá a uma peça que altera o movimento de rotação contínuo para um de natureza diferente. Seu eixo de rotação não fica no centro.

Na área da matemática, mais especificamente da Geometria, excêntrico faz referência a distância do centro da elipse, ou da hipérbole, em comparação a um foco, a um núcleo, um centro.

Tal concepção, de uma figura, um item, uma peça, ou localidade em zona periférica, marginal, inspirou o emprego da palavra excêntrico em seu uso mais corriqueiro, popular, a forma de figura de linguagem.

A seguir mais detalhes.

Excêntrico

Excêntrico como figura de linguagem

No seu uso mais banalizado, excêntrico faz alusão a um tipo, objeto ou situação que destoe quase ou inteiramente de um coletivo, de suas características mais marcantes, de suas normas, convenções, tratados sociais.

Em se tratando de um indivíduo é rotulado como um esdrúxulo, esquisito, extravagante, alienado, estranho, uma pessoa “fora da curva”, que pode ser tanto no bom como no mau sentido, um “tipo raro”.

Normalmente o tipo que é considerado excêntrico é aquele que tem um estilo de vida próprio que não se importa com a opinião ou com os costumes seguidos por uma maioria, a maioria que o cerca e é obrigado a conviver. Seu comportamento tende a se afastar do que é considerado habitual, é marcado por atos exagerados. Por definição seus gostos pessoais, a sua forma de pensar, de vestir e de se comportar fogem do que é visto como padrão, como padrão normal.

Há pelo menos dois tipos de comportamentos taxados como excêntrico. Aquele que é interpretado como diferente, inédito, atípico, mas que, apesar do caminho torto, imprevisto, consegue gerar um impacto positivo, influência, seja ao próprio indivíduo que leva o estilo de vida destoante, seja aos que assistem tal comportamento e se sentem atraídos.

O segundo é aquele que mais se aproxima com a noção que a cultura popular tem da figura de um louco, que pratica atos, ações que além de fugirem completamente dos padrões se mostram desnecessárias, isto é, na rende resultados positivos ou surpreendentes.

Nesse sentido, a palavra excêntrico pode ser aplicada nas mais diversas situações, como por exemplo, “filme excêntrico”, “capa excêntrica”, “flor excêntrico” etc.

Gostou desse conteúdo sobre “excêntrico”?

Então curta, compartilhe, avalie, comente.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

About the author

yasmin