Tecnologia

O que é selfie? qual sua tradução?

Selfie

Hoje em dia, o hábito de tirar fotos de si mesmo tomou conta do cotidiano das pessoas. Sendo num momento especial, sozinhos em casa ou num ponto turístico, estamos sempre registrando a nossa vida através de uma selfie.

Esse termo que começou com um simples comentário de um internauta dá o nome de uma das tags mais famosas nas redes sociais, além de ser assunto para revistas e blogs de fofoca, moda, programas de televisão e noticiários.

Mas você sabe o que significa selfie? Qual sua tradução? Por que virou uma febre mundial?

Nesse post vamos falar sobre tudo isso, além de como tirar uma boa selfie, o impacto dela no mundo todo, curiosidades e sobre porque as pessoas fazem de tudo para conseguir curtidas e compartilhamentos. Se você quer descobrir tudo isso, continue lendo!

O que é selfie?

Com o desenvolver da tecnologia, as câmeras que, de início, eram grandes e demoravam muito para registrar uma foto em preto e branco, começam a ficar cada vez menores, mais portáteis, acessíveis e passaram a ter diversas funções.

A foto que pode ter sido a primeira selfie da história é o autorretrato de Robert Cornelius, um dos pioneiro na fotografia, que foi tirada há 180 anos atrás, em 1839.

Depois dele, existiram muitas pessoas que tiraram fotografias delas mesmas com câmeras analógicas, polaroides e digitais. Mas a prática de tirar selfies como temos hoje em dia está relacionada a popularização de telefones móveis com câmera, principalmente com a chegada das lentes frontais, nos possibilitando acompanhar nossa imagem enquanto a registramos.

Sendo assim, ela se caracteriza principalmente por ser um autorretrato que tiramos enquanto nos observamos, mas uma foto feita com a câmera normal, com a frontal do smartphone ou uma webcam também pode ser considerada uma selfie.

Dessa forma, elas costumam ser imagens de uma pessoa só, muitas vezes focada no rosto. Mas também existem selfies em grupo, onde ela é tirada por uma das pessoas e todas as outras aparecem ao fundo.

Selfie

De onde veio esse termo

O primeiro uso do termo foi num fórum no ano de 2002, onde um dos usuários postou uma imagem dele, feita por ele mesmo, e comentou:

“[…] sorry about the focus, it was a selfie” (desculpa pelo foco, foi uma selfie)

O termo, portanto, é uma junção da palavra em inglês “self”, que significa “eu mesmo”, com o sufixo “ie”, que remete ao diminutivo, algo como “inho”. Ou seja, em português ficaria algo como “minhazinha” ou “euzinho”.

No entanto, só pelo menos 9 a 10 anos depois o termo ganhou popularidade, o que faz muitos estudiosos acharem que a origem dele para o grande público foi um neologismo da palavra inglesa “self-portrait”, que significa autorretrato.

Com a enorme quantidade de compartilhamentos nas redes sociais, principalmente no Facebook, o hábito acabou estourando no mundo todo, provando o poder na conectividade das novas tecnologias de comunicação. Foi então que em 2013 o dicionário em inglês Oxford inseriu o termo em sua versão online, além de declará-la como palavra do ano.

O dicionário mais popular nos EUA, Merriam-Webster, definiu a palavra como “uma imagem de si próprio, tirada por si próprio, usando uma câmera digital, especialmente para postar em redes sociais”.

Por que tiramos selfies?

Todos nós tiramos selfies. Alguns mais, outros menos. Mas, hoje em dia, qualquer pessoa tem uma câmera de qualidade no bolso. Isso nos dá a oportunidade de tirar foto do que quisermos a qualquer momento. Mas por que o fazemos de nós mesmos?

Uma pesquisa da Universidade de Syracuse em Nova York indica que as pessoas que tiram selfies e usam filtros para melhorar sua aparência têm a tendência de serem narcisistas. Ou seja, uma imagem inflada de si mesmos e, por isso, gostam de se admirar através das fotos e das curtidas. O que, dentro do contexto das redes sociais, onde se tem uma rede de compartilhamento de conteúdo de milhares de pessoas, toma proporções enormes.

Outra coisa que a pesquisa indicou foi que geralmente quem publica muitas selfies em grupo tem uma certa necessidade de se encaixar, de ter companhia e de ser popular. Isso porque a dinâmica das redes sociais interfere muito no cotidiano. Com o “boom” das selfies, sua aparência e sua capacidade de socialização na internet passam a valer também para a vida real.

Como tirar uma boa selfie?

Tirar uma boa selfie, por ser algo bastante particular, requer que você conheça seus traços e a forma como você gosta de se apresentar. Tem gente que prefere o lado esquerdo ou o direito, que prefere luz direta no rosto, ou uma luz mais lateral, e por aí vai!

Sendo assim, independente das dicas que eu vou dar aqui, é importante ressaltar aquele velho ditado: a prática leva à perfeição. Sem mais delongas, vamos a como tirar uma selfie perfeita:

Selfie

1) Usar um aplicativo para tirar a foto

Existem aplicativos que funcionam como a câmera do celular e que já vão melhorar bastante a imagem, iluminando o ambiente, uniformizando a pele, intensificando as cores… é só escolher o melhor pra você.

2) Iluminação

É quase impossível fazer uma boa foto de qualquer tipo sem iluminação adequada. Tente ficar perto de uma janela, ao ar livre ou com luzes artificiais intensas o suficiente, de preferência que não venham somente de cima pra baixo, como são as lâmpadas no teto.

3) Conheça seu rosto

Além de entender os seus traços, algumas expressões têm muito a ver com sua personalidade e quando você tirar a foto vai ficar mais “a sua cara”.

4) Tente até conseguir

Sempre que você vir uma selfie bonita na internet, tenha uma certeza: aquela pessoa provavelmente precisou tirar um monte de fotos e escolheu a mais bonita. Então, tire várias, uma atrás da outra, na mesma posição, em posições diferentes, até ficar do jeito que você gosta. Não se sinta mal por isso, pois é assim com todo mundo.

5) Edite suas fotos

Depois que a foto já está tirada, ainda não é o fim. Use aplicativos para editar o que você quiser na sua selfie: a cor do seu cabelo, da luz, do céu, do ambiente, limpe manchas em seu rosto, preencha a sobrancelha, apague elementos na foto, divirta-se!

Lado bom das selfies

O principal objetivo das selfies, geralmente, é que elas sejam compartilhadas. Dessa forma, elas podem ser vistas pelos seus amigos e família, espalhar novidades, nos manter informados e até receber interações que nos fazem sentir bem com nossa própria imagem e levantam nossa autoestima.

Assim, tirar selfies não é uma coisa ruim. É natural que tenhamos vontade de nos sentir admiráveis, aceitos, queridos e importantes para alguém. As redes sociais só amplificam nossa comunicação e conexão, portanto, têm muito mais a ver com a forma como as pessoas as usam do que com a rede social em si.