Animais Língua Portuguesa

O que é marmota? Conceitos e significados

A palavra marmota possui inúmeros significados. Na gramática da língua portuguesa pode ser tanto um adjetivo como um substantivo. O nome deriva do francês marmotte.

Entretanto, já teve outro nome, derivado do latim Arctomys monax, cuja tradução seria rato-urso. Entretanto, para o português o termo deriva do francês.

Aqui apresentaremos alguns de seus conceitos e significados para elucidar como você deve utilizar a palavra.

A marmota enquanto substantivo

Quando esta palavra é usada como substantivo, designa um animal. A marmota é um roedor pertencente a famíliaCiurídeos. Seu pelo é áspero e grosso, o corpo mais avantajado e com pequenas patas.

Lembra um esquilo, mas não é totalmente igual a ele.

São naturais de regiões montanhosas e encontradas pela Europa e pela Ásia. Vivem em tocas e durante o inverno dormem por até seus meses. Nesse período de hibernação seus organismos quase não gastam energia para aguentar passar pelo frio.

As marmotas se alimentam de plantas, principalmente raízes. Existem vários tipos de marmotas, sendo suas variações resultantes das adaptações às características do lugar onde vivem.

Por sua prática de hibernação, por vezes escutamos o uso da metáfora na frase: dorme igual a uma marmota.

Isso não significa que a pessoa durma por vários meses, mas sim que dorme bastante e por longas horas.

Após o longo tempo de hibernação, as marmotas entram no período de reprodução. É também o momento que aproveitam para engordar para sobreviver novamente ao inverno no ano seguinte.

Esses animais costumam a viver mais de uma década. E seus predadores naturais são as aves de rapina que os atacam principalmente quando saem da toca.

A marmota enquanto adjetivo

Esta palavra também pode ser usada para descrever alguma pessoa. Você pode chamar alguém de marmota, isso significa que a pessoa é esquisita. Assim, por não ter seu significado original enquanto um substantivo, e também por não fazer referência direta ao animal, essa utilização da palavra trata-se de uma gíria.

Esta gíria é muito comum no Brasil podendo até mesmo ter variações verbais quando alguém diz que o outro está marmotando, ou está de marmotagem. Veremos alguns usos dessa gíria, seus exemplos e explicações.

A gíria

Quando usamos a palavra marmota como gíria estamos adjetivando algo ou alguém. Seu significado é abrangente, significa que alguém ou algo é estranho. Como também pode significar que está mal arrumado, até mesmo que está sujo.

Nenhum desses significados tem ligação direta com o animal marmota. Mas são expressões usadas constantemente no vocabulários do português brasileiro.

Podemos dizer que alguém também está fazendo marmota. Isso significa que a pessoa está com preguiça, fazendo corpo mole e também que pode estar mentindo.

Vejamos alguns exemplos:

  • As roupas dele não combinavam. Ele é muito marmota.

Neste caso, queremos dizer que a pessoa estava esquisita, estranha. O uso de roupas que não ornam fizeram com que ele fosse designado com esse adjetivo.

  • Já viu como ele é deselegante para comer. Parece uma marmota.

Aqui, provavelmente a pessoa está comendo sem ter os tradicionais modos à mesa. Isso gerou o comentário de um terceiro para descrever a deselegância da pessoa. Se ela come de boca aberta, por exemplo, podemos dizer que é um ato deselegante. E assim, o descreveríamos como uma marmota.

  • Você vai ficar marmotando aí ou vai me dizer o que quer?!

Aqui a pessoa está enrolando a outra com conversa fiada para não chegar logo ao assunto. Significa que ela está enrolando a outra e não chega no ponto central da conversa.

  • Ele pediu dinheiro emprestado falando que precisava para levar a criança no médico. Não passou de marmotagem.

Nesse caso a palavra “marmotagem” tem um sentido de desonestidade, de aplicar um golpe em alguém, de mentir. Provavelmente, a pessoa conseguiu um empréstimo de seu amigo com uma desculpa para ajudar uma criança. Quando na verdade pretendia dar outros usos para o dinheiro. E, provavelmente, não irá pagar sua dívida.

O meme

No ano de 2015 um meme ficou muito famoso pelo mundo. Tratava-se de um pequeno vídeo com uma marmota parada. Ao seu fundo havia montanhas e, repentinamente, o animal começava a gritar.

A imagem foi feita no Canadá na montanha de Blackcomb.

Até hoje a breve gravação pode ser vista no Youtube. Basta pesquisar por “marmota gritando”. Apesar de já esquecida por muitos, a marmota foi um dos memes mais conhecido na internet há alguns anos.

Era utilizado principalmente para alguém querer dizer que se surpreendeu, ou até mesmo que estava bravo com outra pessoa. Podia ser utilizado também para chamar atenção em uma conversa.

Veja outros memes, como Thug Life e Keep Calm.

Dia da marmota

Ocorre todo dia 2 de fevereiro. É uma tradição popular muito comum nos Estados Unidos e no Canadá.

Nesse dia, as pessoas devem se reunir para ver uma marmota sair da toca. Como é o final do inverno nesses países, acredita-se que se a marmota sair e voltar para a toca, significa que o inverno continuará por mais algumas semanas.

Entretanto, se ela sair e não voltar, sinal que a estação seguinte, a primavera, chegará mais cedo.

Assim, a marmota é tida como um animal da previsão. Esse folclore remonta às tradições católicas alemãs, apesar de hoje permanecer popular somente nos dois países da América do Norte.

Um dos locais que mais comemora-se a data é na Pensilvânia. A tradição chegou ali por meio de imigrantes holandeses. Milhares de pessoas vão até lá todos os anos para ver qual será a reação da marmota. Chegando até mesmo a ter transmissão ao vivo para as televisões do país.

Conclusão

A palavra marmota merece cuidado. Ela possui várias significações. Principalmente enquanto uma gíria.

Se você for dizer que alguém parece com uma marmota deve deixar claro o porquê. Pois é possível entender desde que ela dorme muito até que pode estar fora do peso, já que o animal é mais robusto.

Agora que você já aprendeu algumas das aplicações do termo marmota. Poderá utilizá-lo com tranquilidade, seja para descrever algo ou alguém ou para comentar sobre o animal.