Língua Portuguesa

Definição de sinergia: entenda definitivamente e veja exemplos

E aqui temos uma palavrinha envolta de intelectualidade, o camarada que sabe aplicar no contexto certo ou entende o significado de prima do termo “sinergia” é alguém que vai conseguir transmitir a impressão de que é estudado, que tem nível de leitura mínima, mesmo não se tratando da realidade.

O conceito que aborda não é nem tão complicado, existem vários sinônimos mais conhecidos que passam a mesma ideia, o mesmo sentido, mas ocorre de ser empregado na falta de memória dos outros termos mais simples, para formar uma frase estilisticamente mais atrativa ou apenas para causar efeito, impacto, para tentar denotar uma suposta intelectualidade. Caso, aliás, que faz de refém outras tantas palavras como “paradoxo”, “antítese”, “hercúleo” etc.

Independente do caso, fato é que sinergia ganhou impulso de popularidade no meio empresarial que vive a convocando para apontar a necessidade de “sinergia entre departamentos” para obtenção de melhores resultados, melhor eficiência, mais produtividade.

Também se tornou palavrinha fácil entre os coaches que ensinam que é necessário ter sinergia entre a vida pessoal e profissional para se alcançar a felicidade plena, uma vida bem sucedida.

Mas afinal o que é sinergia, qual o seu conceito, em que contexto deve ser utilizada e quais os benefícios de tentar reproduzir o conceito que propaga?

Saiba mais sobre sinergia a seguir.

Prossiga na leitura!

A ideia central de sinergia

Para entendermos o significado de algo o melhor caminho sempre é o mais óbvio, começar pelo começo. No caso de estudo de palavras o caminho é estudar a sua origem, o vocábulo na qual o termo que conhecemos na nossa língua derivou.

No caso de sinergia, a palavra provém do grego “synergia”. É uma palavra composta pelo prefixo “syn”, equivalente a “agir em conjunto” e tem como raiz o vocábulo “ergon”, cujo significado para o português seria o mesmo que “trabalho”.

Portanto, reunindo esses dois elementos, temos “trabalho em conjunto”, certo?

Pois bem, essa é a ideia central de sinergia.

O resultado da combinação de pelo menos dois elementos que se demonstra maior se comparado ao que foi produzido por esses mesmos elementos, mas de forma separada, isolada. Compreende-se, portanto, que a boa sinergia, especialmente no campo profissional, é aquela que renda resultados notáveis, valorosos, que se aponte diferença significativa em relação ao trabalho individual, que seja mais do que a somatória de forças voltadas para o mesmo fim.

Sinergia no mundo empresarial

No campo em que ganhou mais popularidade nos últimos tempos, a busca pela sinergia é a tentativa de se obter um ambiente de trabalho integrado entre todos os setores onde todos estejam focados para alcançar um objetivo em comum. Para isso, é necessário um ambiente de trabalho em que haja respeito mútuo de todas as partes, um clima harmonioso em que os colaboradores executem suas funções de forma prática e sem impeditivos.

Exemplos de frases com o termo no contexto empresarial:

“Precisamos de maior sinergia entre o departamento de vendas e de publicidade”.

“Nossos esforços e objetivos devem entrar em sinergia”.

A sinergia no campo empresarial é entendida como meio necessário para o total sucesso do negócio sem prejudicar a qualidade das relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Sinergia na fisiologia

O princípio da sinergia pode ser notado em diferentes áreas. Na fisiologia, por exemplo, o conceito de sinergia é empregado para designar a harmonia, a sintonia, o desempenho conjunto entre músculos, órgãos e outras partes do corpo para exemplificar o bom estado de funcionamento de um organismo.

Naturalmente, o corpo é projetado para que todos os seus componentes atuem em conjunto para exercer determinadas atividades essenciais para a sua sobrevivência, mas quando um desses componentes falha fica claro uma amostra de falta de sinergia, espontânea ou não, que prejudica o pleno funcionamento do organismo.

Sinergia na matemática

No campo da matemática, a ideia central de sinergia também se verifica ao se arrazoar que é necessário uma convergência de partes das operações matemáticas para se chegar a um resultado final, a um denominador comum. É necessário que todas as partes de uma equação estejam em sintonia para o encaminhar de uma resposta concreta ao problema que se apresenta.

Sinergia na vida pessoal e profissional

É cada vez mais complicado encontrar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, já que uma toma muito tempo da outra. No entanto, para uma vida saudável, plena, de bem estar social, um polo não pode ser excludente do outro, pois é necessário ambos para a realização pessoal.

Há a ideia de que para ser bem sucedido profissionalmente tem que se renunciar a vida pessoal, no entanto, com o passar do tempo, essa renúncia passa a ter peso insuportável e inevitavelmente ira afetar a vida profissional. Ou seja, a longo prazo, tal ideia passa a ser contraproducente e é o que vários profissionais estão verificando, sentindo na pele, por isso buscam uma maior sinergia entre vida pessoal e profissional.

Sinergia: benefícios

Ao tentar reproduzir a ideia, o conceito que o termo sinergia evoca para o trabalho e vida pessoal é possível identificar vários benefícios que ajudam a melhorar a qualidade de vida e o sentimento de realização. São eles:

Trabalho em equipe

Ao fazer o esforço de promover sinergia no ambiente profissional, no final do processo será perceptível a evolução no aprendizado, no relacionamento em prol do trabalho em equipe e de entender como é importante a união de um grupo para se atingir o resultado aguardado e no tempo esperado. A ideia de sinergia ensina a ser uma pessoa com mais habilidades sociais e tolerante ao se colocar como meta um objetivo em comum para todo um coletivo.

Produtividade

A produtividade tende a aumentar ao se empregar o conceito de sinergia entre as partes de uma organização, pois ao desenvolver o trabalho em equipe, em delegar tarefas em estabelecer vínculos de confiança, trabalhos que antes ficavam acumulados a espera da ação de um funcionário passam a ser transferidos para outras partes e este mesmo funcionário acaba se encarregando de outras tarefas e até aumentando seu campo de possibilidades.

Comunicação

Naturalmente ao se aprender a trabalhar em equipe a capacidade de comunicação, a qualidade da comunicação melhorará o que terá como efeito diminuir ruídos de comunicação e erros derivados de uma comunicação pobre e ineficiente.

Gostou do conteúdo sobre sinergia?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.