Geral

Significado e tradução da palavra “vibe” (e exemplos de aplicação)

Vibe

Vibe é um termo da língua inglesa. No idioma português brasileiro, “vibe” é traduzido como vibração. O termo caiu no vocabulário popular das últimas gerações, integrando o léxico de tribos urbanas.

A palavra é empregada de modo coloquial, constituindo as gírias informais de adolescentes e jovens adultos.

Origem do termo vibe

A princípio, o termo se popularizou por intermédio de frequentadores de raves. As festas com DJs e música eletrônica foram as principais responsáveis pela propagação da vibe. Os frequentadores que se dirigiam até tais festas se dirigiam à procura de uma “vibe” diferenciada, para aproveitar as energias e vibrações.

Mas apesar de ter ganhado as línguas através dos festivais eletrônicos, o termo já era utilizado antes de se tornar mainstream.

Antes de ganhar esse status, vibe (uma abreviação do termo vibration) era utilizada por tribos que curtiam reggae. Acredita-se que o termo vibe surgiu entre grupos musicais jamaicanos. Estes grupos teriam criado um novo gênero musical, fundindo  merengue, ska, reggae e salsa.

Quem ouvia o novo estilo jamaicano, se sentia contagiado pela música e dança, experimentando uma “vibe”. O conceito de sentir “vibrações positivas” com o som foi abreviado para “vibes positivas”.

O que significa vibe?

A vibe ganhou diversas aplicações nos dias atuais, ganhando o vocabulário tecnológico e urbano. Ela foi espalhada através da música e hoje está na internet, nas redes sociais, nos movimentos, nas mensagens e nos estilos de vida.

Em suma, pode-se resumir a vibe de algo ou alguém como uma vibração sensitiva; a sensação que algo ou alguém transmite, como uma corrente energética, um ânimo ou uma aura.

Essa vibração, ou vibe, se reflete nas atitudes, presença e modo de ser do alguém em questão. Alguém equilibrado, alto astral, hospitaleiro e de bom humor transmite uma vibe positiva. Já alguém conflituoso, ranzinza, amargo e rancoroso emite uma vibe negativa ao seu entorno.

Vibe

Quando vibe pode ser usado?

Como observado, o termo assiste a diversas aplicações e empregos. A vibe pode ser alguém ou algo, como um lugar agitado e uma festa badalada. O termo é utilizado para expressar o desejo de aproveitar a festa, celebrar, curtir o momento e a vibe do local.

Curtir a vibe do local significa sentir a sensação da música e do ambiente, experimentar as emoções e energias que ela descarrega no corpo; ser contagiado pelo meio, pelas pessoas e seus ânimos.

A vibe também costuma ser empregada por amantes da natureza. Lugares como cachoeiras, clareiras e luais praianos emitem uma vibe.

Paisagens naturais transmitem vibrações e energizam aqueles que gostam de estar em contato com elas. Plantas, flores, o silêncio da contemplação, tudo isso dialoga com as vibes dos amantes da natureza.

Demais aplicações do termo vibe

Fala, meu irmão, tá tudo na vibe?

Na frase, a expressão vibe pode ser interpretada como (tudo) tranquilo, sossegado, de boa, sereno, de vento em popa, nos eixos, na paz.

Tá sentindo? Hoje o dia tá na maior vibe!

Na frase, a expressão vibe pode ser interpretada como (maior) tranquilidade, calmaria, harmonia, meditação, quietude, bons ventos, paz, pacatez.

Quando a música começou a tocar na festa, eu logo entre na vibe.

Na frase, a expressão vibe pode ser interpretada como onda, clima, compasso, curtição, barato, positividade.

É isso aí! Essa é a vibe certa!

Na frase, a expressão vibe pode ser interpretada como maneira, jeito, estilo, inclinação.  

Vou deixar uma vibe no seu post!

Na frase, a expressão vibe pode ser interpretada como curtir (botão), apreciar, paparicar, atribuir um emoji.

Hoje não estou na vibe de ir pra escola.

Na frase, a expressão vibe pode ser interpretada como modo, clima, estado de espírito, ânimo, humor, disposição, vontade, energia, vigor.

O que significa a vibe positiva?

O conceito de “vibe positiva” pode ser considerado uma ideologia ou doutrina filosófica oriunda do século XXI.

A filosofia da vibe positiva prega a vibe, ou positive vibration; em linhas gerais, um estilo de viver voltado para o lado positivo da vida. Pensar positivo, enviar boas vibrações ao universo, praticar o otimismo e a resiliência, etc.

Vibe

Adeptos à vibe positiva

Embora estejam em todos os lugares e tenham muitos rostos, algumas peculiaridades unem os adeptos. Os praticantes da filosofia da vibe positiva compartilham características entre si; características que singularizam e unificam como grupo, movimento e/ou tribo.

Não costuma ser uma tarefa difícil identificar os adeptos dessa ideologia e modo de vida. Em primeira análise, costumam ser pessoas de hábitos simples, contrárias ao materialismo e/ou consumismo exacerbado.

Não raro são indivíduos com um estilo que remete ao hippie da década de setenta, apegadas à natureza e as pequenas felicidades diárias. Geralmente levam uma vida zen, em termos singelos e/ou artísticos, sendo comumente praticantes de atividades ao ar livre.

De onde surgiu o termo vibe positiva?

Não será surpreendente descobrir que o termo foi retirado de uma canção de Bob Marley, popular músico de reggae. Bob Marley é mundialmente conhecido por seu estilo de viver e “energia” contagiante, hoje conhecida por vibe.

A música homônima (positive vibration) de Bob Marley é apenas uma das canções que abordam o tema. Bob Marley foi um praticante inveterado da ideologia, propaganda conselhos e mensagens em suas músicas.

Nelas, Marley conta sobre as vantagens das boas vibrações e de viver com positividade.  Através dessa iniciativa, o conceito filosófico acabou sendo expandido universalmente. A doutrina ideológica ganhou os grupos de reggae e os amantes do estilo musical. De uma simples expressão, a vibe positiva se tornou um estilo de viver e um modo de pensar.

Vibe positiva na atualidade

Muitas bandas, de todos os estilos, foram influenciadas pela ideologia principiada por Bob Marley. O termo aparece em várias canções do artista e de seus descendentes artísticos. A música foi a primeira beneficiada com a onda filosófica, mas certamente não foi a única.

Nos dias atuais, existem diversos websites direcionados ao assunto. Ele se ramifica por imagens, vídeos, mensagens e frases voltadas para compartilhar o conteúdo filosófico.

A vibe positiva pode estar relacionada ao tema carpe diem, o movimento rastafári e outros estilos de vida zen, naturalistas e pacifistas.