Expressões em inglês

BRB: quais os possíveis significados?

BRB

Ao navegar pela internet podemos nos deparar com diversas siglas das quais não sabemos o significado. Entre elas está a BRB, que pode aparecer em postagens, mensagens, tweets, e todos os tipos de conteúdo. Isso atrapalha nossa experiência pois, sem conhece-las, fica bem mais difícil entender o que está sendo dito. E nós acabamos nos sentido “for fora” e até mesmo excluídos diante dessas situações.

O que é BRB

BRB é uma sigla vinda do inglês que se refere a expressão”be right back”, traduzida para o português como “volto logo”. Mais comumente usada em mensagens de texto entre pessoas que falam o idioma.

E ela funciona no sentido literal da tradução. Sempre que você está conversando com alguém por mensagem e por algum momento precisa sair, para avisar a outra pessoa você envia algo como “volto logo”. É nesse contexto que ela é usada.

No entanto, esse não é o único significado dessa sigla. Sua composição também vale para vários outros usos além otimizar a comunicação na internet. Além disso, está presente em documentos muito importantes a nível global e representa instituições financeiras. Com o intuito de satisfazer a dúvida dos internautas, esse conteúdo explicara cada um dos possíveis significados da BRB. Se você também tem curiosidade sobre o uso de siglas e quer saber tudo relacionado a BRB, continue lendo esse conteúdo.

Por que usamos abreviações como BRB?

As siglas são resultado da convivência através dos ambientes virtuais. Redes sociais como Facebook e ferramentas de mensagem instantânea como Whatsapp são exemplo delas. Onde as pessoas interagem enquanto estão vendo um filme, um vídeo, lendo um texto, trabalhando, estudando ou até mesmo falando com outra pessoa. Além disso, trocar mensagens é muito diferente de conversar pessoalmente, uma vez que a ação de digitar demanda muito mais tempo e energia do que a de simplesmente falar o que está pensando.

Isso acontece porque nossa linguagem foi formada através da interação oral. Nós conversávamos muito antes da formação das primeiras formas de escrita. As histórias que lemos hoje na bíblia, por exemplo, foram passadas oralmente por séculos antes de serem escritas. Então quando passamos a trocar mensagens escritas, de forma instantânea, temos a necessidade de que seja tão rápida quanto um bate papo presencial.

Essa questão da simultaneidade de atividades em que estamos todos inseridos e instantaneidade das mensagens que podemos mandar faz com que nossa comunicação fique cada vez mais dinâmica. Por isso a abreviação em siglas de palavras ou frases, como é o caso do BRB, é algo tão comum.

Saiba mais sobre:

BRB

Utilidades e problemas do uso das siglas

Então as siglas nos ajudam a se comunicar mais rápido e de forma mais dinâmica, colocando em uma combinação de letras significados que antes só poderiam ser passados através de frases. Consequentemente isso faz com que a linguagem da internet fique muito diferente da que usamos no dia a dia.

É por isso que se torna super comum se deparar com uma sigla e não saber seu significado. A linguagem da internet começou a ser muito característica e ter termos que só existem nela. Com certeza todos os usuários já tiveram que se perguntar alguma vez: o que significa BRB? e aqueles que não tem o costume de estar constantemente acompanhando tudo o que acontece na rede tem menos chance de saber do que se trata.

Significados de BRB

Como foi dito acima, BRB é uma sigla que abarca muito mais significado do que apenas o “be richt back”, ou “volto logo” em português. Seus conceitos abrangem várias outras áreas e conforme prometido, falaremos agora sobre eles.

O Banco de Brasília

Não vá achando que existe um banco cujo o nome se refere a gíria em inglês be right back. Aqui, estamos falando do Banco de Brasília, criado em 1964 para ser o agente financeiro do Distrito Federal e permitir o desenvolvimento econômico da região. Seu maior acionista é justamente o Governo do Distrito Federal.

Ele nasceu num cenário onde Brasília, a atual capital brasileira, havia acabado de ser inaugurada e precisava de uma instituição regional para praticar suas atividades financeiras. A sigla BRB se referia de início a Banco regional de Brasília, o seu primeiro nome , mas se manteve mesmo após a mudança para o nome atual: Banco de Brasília.

BRB

Bathroom breack

Acontece que BRB não tem apenas o significado de “volto logo”, como forma de abreviação de frase. A sigla também costuma ser usada para dizer “bathroom breack“, que se traduz para “pausa para o banheiro” do inglês. Sendo assim, é inegável que as duas tem significados muito semelhantes na prática.

Por conta também da maior abrangência que o termo tratado ao longo do texto pode ter em relação a esse, seu uso acaba por ser mais relacionado ao “be right back”  mesmo. Além disso, a situação do outro acaba sendo mais específica, atrapalhando na sua popularidade entre os usuários.

Bright red blood

Já o presente significado da sigla BRB não tem nada a ver com o uso informal nas conversações da internet. Esse deve ser o sentido menos conhecido dela pois se trata de um jargão do ambiente de trabalho dos profissionais da saúde. O termo “bright red blood” significa “sangue vermelho intenso” ou brilhante.

Ele é usado no dia a dia dos procedimentos hospitalares quando a equipe responsável por um paciente precisa passar para seus colegas informações sobre sua condição. Nesse caso, ao perceber a coloração do sangue de alguém é possível ter uma ideia de onde esse sangramento está.

Barbados

Além das siglas ditas acima, BRB também é a representação usada pela ONU para o Barbados, um país na América Central que fica no mar do Caribe. Dentre as coisas que chamam a atenção do mundo para esse lugar estão as praias paradisíacas e Rihanna, uma das cantoras mais famosas do mundo que nasceu na cidade de Saint Michael, em seu território.

É importante dizer que nem sempre as siglas que a ONU usa para abreviar os países é a que os cidadãos dele mais se identificam. No Brasil usamos o BR para nos representar, já a ONU usa BRA.