Língua Portuguesa

Resumo de engajamento: entenda o que a palavra significa e como usar

Engajamento, deriva do verbo transitivo direto e pronominal, engajar. Remonta ao termo em francês, engager. Atualmente é uma palavra muito utilizada na administração. Mas em sua história, fazia referência a atividades militares. Aqui tiraremos todas as suas dúvidas de maneira rápida e direta. Você aprenderá a como utilizar a palavra e quais são seus conceitos.

Os significados de engajamento

Comumente, engajamento é você se engajar. Ou seja, participar ou fazer algo por vontade própria. Você pode tomar uma atitude sem esperar um comando e até mesmo ajudar pessoas simplesmente porque quer.

Veja também – Significado de prosopopeia

Assim, você pode se engajar em um trabalho voluntário. Ou até mesmo engajar-se em atividades na empresa onde trabalha.

Antigamente a palavra engajar designava o ato de ser obrigado a alistar-se no exercito. Entretanto, seu significado modificou-se com o decorrer dos tempos. Agora não tem mais esse caráter de obrigatoriedade. Mas sim de voluntarismo. Como exemplo desse usos podemos destacar:

  • Quando ele fez 18 anos, ficamos felizes com seus engajamento no exército;
  • O engajamento na marinha é necessário para proteger os rios da Amazônia.

São sinônimos dessa palavra: compromisso, acordo, empenho, participação.

E seus antônimos: desengajar, alienação, descompromisso.

Qual o objetivo?

Engajar-se pode trazer maiores rendimentos para você.

Em sua vida pessoal o engajamento pode te dar mais atitude. Pois fará algo não somente em espera de retorno financeiro. Mas porque sabe que aquilo é o correto e o melhor jeito a ser feito.

Esse envolvimento que uma pessoa pode ter em várias áreas, não somente no trabalho, proporciona outras experiências. Se você se engaja em um trabalho voluntário e até mesmo em um partido ou discussão, está fazendo outras atividades que não as de sempre.

O objetivo do engajamento é que você se estimule. Que não fique quieto e acomodado. Mas pense em maneira de como melhorar. De como tornar sua vivência e a dos outros mais agradável.

engajamento

Engajamento na administração

Um dos usos mais comuns do termo nos dias de hoje refere-se à administração.

Cabe a um bom administrador gerar engajamento de seus subordinados. Assim ele terá resultados positivos e poderá aumentar a produtividade.

Entretanto, aumentar o índice de engajamento não é uma atitude que tem de vir somente do colaborador. É preciso que o superior permita que isso ocorra. Para isso, deve estimular essa atitude e saber escutar críticas. Pois, muitas vezes, algo que não é agradável pode ser dito. Entretanto, caso seja aplicado pode melhorar o relacionamento dentro de uma empresa.

Hoje muitas empresas já possuem uma equipe voltada exclusivamente para o engajamento. Ele não é algo que você simplesmente exige de um colaborador e ele faz. Ao contrário, é um sentimento que deve ser nutrido.

Isso só será possível se o trabalhador tiver uma identidade com a empresa. Caso contrário, não terá esse tipo de cuidado.

Um bom administrador deve inspirar isso em seus funcionários. Assim, formará pessoa resilientes que entenderão os momentos da empresa e poderão ajudar a passar da melhor maneira possível pelos problemas.

O engajamento está diretamente ligado à resiliência. Pois mesmo que exista algum desentendimento, não se pode deixar que o engajamento acabe. É preciso incentivar a resiliência dos colaboradores por meio de um fortalecimento emocional que instigue a correta atitude. Por isso que uma equipe de engajamento é fundamental para grandes empresas.

Quando um funcionário está engajado, ele terá mais dedicação. Pensará nos problemas que vê na empresa e em como solucioná-los. Não ficará apenas reclamando.

Assim, cabe a um bom gestor, escutar os colaboradores. Ao incentivar o engajamento, deve também trazer o feedback das possíveis ideias e propostas dos funcionários. Isso comprovará como o administrador está atento às demandas e sugestões.

Engajamento nas redes sociais

O engajamento também está presente nas novas formas de comunicação. Assim, o engajamento nas redes sociais uma forma de estimular a popularidade de um produtor.

Cabe ao marketing digital investir em maneira de como mais pessoas poderão ver um determinado post. Como fazer com que elas os compartilhem, curtam e que mais gente visualize.

engajamento

No Facebook e no Instagram

Uma das redes sociais que é alvo do marketing digital é o Facebook, bem como o Instagram. Trata-se de promover compartilhamentos, curtidas e comentários sobre algo que foi publicado.

Portanto, a publicação de uma empresa deve tentar atingir o maior número de pessoas possíveis. Bem como ser atraente para que as pessoas tenham interesse em ver o que é.

Não deve ser uma postagem imensa. Mas com as palavras certas que chamem a atenção de alguém e que possa conseguir pelo menos uma curtida.

No caso do Instagram uma boa foto poderá fazer com que sua marca atinja vários usuários.

Não apenas enquanto uma propaganda, mas com o engajamento nas redes sociais, você também terá um feedbackde como sua marca anda no mercado. Poderá ler críticas e sugestões de melhorias.

Assim, também poderá traçar um relacionamento com os seus clientes aperfeiçoando cada vez mais o seu serviço prestado.

Se você conseguir promover o engajamento de sua marca no Facebook e no Instagram, certamente estará aumentando a visibilidade de sua marca e as possibilidades de aumento dos rendimentos de sua empresa.

No YouTube

Uma das ferramentas digitais que mais promove o engajamento digital é o YouTube.

O YouTube é uma das redes que mais cresceu nos últimos anos. Tornando-se até mesmo uma ameaça para os tradicionais meios de comunicação como a televisão.

Assim, como ele paga aos canais, muitas pessoas se interessam em como promover o engajamento e assim conseguir maior monetização.

Com um alto engajamento, um canal no YouTube ganhará mais inscritos. Isso fará com que aumente a sua renda, que se torne mais conhecido podendo até render contratos de propaganda com outras empresas.

Por isso, em muitos vídeos que você já deve ter assistido nessa plataforma, os apresentadores sempre pedem curtidas e para que você comente.

Uma das estratégias dos canais tem sido colocar títulos atrativos para que consigam que os usuários ao menos comecem a ver o que está no vídeo. Até mesmo as imagens as capas e imagens de um canal são pensadas para que seja promovido o engajamento.

About the author

yasmin