Tecnologia

O que é e como funciona a inteligência artificial? Descubra tudo

Inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, por meio de mecanismos ou software, se assemelhar à inteligência humana.

O termo também é citado como IA, ou pela sigla em inglês AI que quer dizer “artificial intelligence”.

O que é inteligência artificial?

O conceito vem sendo cada vez mais elaborado e aprimorado com o passar dos anos, de acordo com o avanço tecnológico.

Inteligência artificial é a inteligência simulada por mecanismos virtuais ou tecnológicos que imitam a inteligência do ser humano. O principal objetivo dos sistemas de IA, é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes.

Veja também – Networking: O que é e qual a importância? Confira 6 dicas para pôr em prática

Percebendo que esse ramo da ciência tinha muito mais a ser descoberto, os pesquisadores e cientistas abraçaram a ideia de fazer com que uma máquina pudesse reproduzir não só a capacidade de um ser humano pensar como também a capacidade de sentir, de ter criatividade, e de ter auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem.

O estudo e desenvolvimento desse ramo de pesquisa tiveram início na Segunda Guerra Mundial. Os principais idealizadores foram os cientistas Hebert Simon, Allen Newell e Jonh McCarthy, entre outros.

Como funciona a inteligência artificial?

Como já foi explicado, o principal propósito da inteligência artificial é simular uma característica específica do ser humano: a inteligência. Desse modo, a IA busca criar máquinas que consigam se adaptar, aprender e desempenhar tarefas como pessoas.

A inteligência artificial atualmente funciona por meio de codificações complexas. Sendo assim, é feita por códigos e programação que funcionam por meio de funções matemáticas. A ideia é ter uma função na qual, quando se insere um determinado valor, outro valor surge. Tais valores não são aleatórios, pelo contrário, eles têm uma função.

Dessa forma, a IA corresponde, basicamente, a uma máquina com a capacidade de analisar uma enorme quantidade de dados por meio de incontáveis códigos. A forma como as máquinas analisam e a maneira como elas interpretam os dados vai depender muito da sua finalidade e da abordagem que utilizam.

Onde se usa a inteligência artificial?

Com os diversos avanços, a inteligência artificial já está inserida no nosso cotidiano e é algo do qual já nos acostumamos.

Por exemplo, a plataforma mais famosa da internet, o Google, trabalha com inteligência artificial em seu mecanismo de pesquisa. Além disso, outras diversas empresas também implementaram seu atendimento por meio da IA.

Exemplos de uso de inteligência artificial 

  • A Amazon tem como foco principal de IA sua assistente de voz digital Alexa, mas também opera outros campos de seu negócio com a tecnologia.
  • A Apple utiliza IA em recursos de seus principais produtos, como FaceID e a assistente inteligente Siri.
  • O Facebook usa o Deep Text em sua plataforma, um mecanismo de compreensão de texto que entende e interpreta automaticamente o emocional de seus usuários com base em suas postagens na rede social.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice