Geral

Significado de Dharma: saiba mais sobre a palavra de origem sânscrita

O que é Dharma

A palavra ‘dharma’ não possui tradução exata para o nosso idioma, mas no sânscrito, seu idioma de origem, ela significa aquilo que sustenta ou mantém. Além disso, a palavra também pode ser entendida como um mantra, possuindo um significado que tem a ver com a nossa missão na vida.

Dharma também é muito utilizada nos ensinos budistas e até mesmo na Yoga, onde encontra significados mais complexos e profundos.

Dharma Yoga

No Yoga, dharma diz respeito à essência da existência ou a verdade mais pura, tendo o seu significado, portanto, relacionado a ter uma existência baseada na verdade.

Veja também – Austeridade

O dharma no Yoga pode ser passado de mestre para discípulo, ocorrendo, dessa forma, quando há uma transmissão da compreensão da verdade do professor para o aluno. Quando isso ocorre, dá-se o nome de ‘transmissão do dharma’.

significado de dharma

Dharma Budismo

No budismo, esse significado profundo está associado mais à experiência do que ao conceito da palavra em si.

Assim como no Yoga, o termo faz referência a ter um direcionamento do que é a verdade através dos ensinamentos filosóficos passados pelo Buddha Gautama, que é uma espécie de ‘manual’ para ajudar as pessoas a encontrarem a compreensão da vida e da verdade. Isso também pode ser conhecido como ‘lei cósmica’ ou ‘lei natural’.

De acordo com os ensinamentos budistas, uma forma de desenvolver o dharma é através da meditação, prática que ajuda a alcançar um alto conhecimento. Além dessa, outra forma também indicada para o desenvolvimento do dharma é através da Yoga.

Sendo assim, dharma nada mais é do que a compreensão da verdade do porquê de tudo e, através disso, será possível encontrar a resposta para tudo.

Karma e dharma

Karma, de acordo com o sânscrito, significa fazer. Mais especificamente, diz respeito a realizar uma ação.

Sendo outra palavra de sabedoria oriental, Kharma é umas das leis dharmicas.

Podemos entendê-la como a lei de ação e reação de Newton, ou seja, tudo o que vai, volta.

No sentido espiritual, a conceito da palavra diz respeito à reação do universo sobre tudo que uma pessoa fez durante toda a sua vida, ou até mesmo em outras vidas, sendo elas boas ou ruins.

Portanto, a relação de dharma e karma faz menção ao fato de que, para que o dharma seja cumprido, é preciso que haja a ação do Karma. Resumindo, tudo que fazemos, escolhemos ou vivemos influenciarão de alguma forma o caminho para a verdade.

significado de dharma

Dharma Lost

A palavra dharma ficou muito famosa quando foi usada na série de TV mais conhecida como ‘Lost’.

Em Lost, Dharma se tratava de um programa de pesquisa que possuía interesse em ciência marginal.

Esse ‘projeto de pesquisa’ foi introduzido no episódio ‘Orientation’ da segunda temporada da série, lançado no ano de 2008.

A iniciativa Dharma realizava pesquisas relacionadas à psicologia, electromagnetismo, meteorologia, parapsicologia, zoologia e uma sexta vertente mais conhecida como utopia.

A função desse instituto de pesquisa dentro da série Lost era usar resultados alcançados em pesquisas para manipular o ambiente e, através das mudanças do ‘núcleo’ de uma determinada equação, modificar o curso da raça humana.

Artigo relacionado:

About the author

Jessica