Antropologia

Significado de etnocentrismo: veja a origem e conceito da palavra

Etnocentrismo

O que é?

Etnocentrismo é um conceito dentro da Antropologia utilizado para definir a visão e as atitudes de pessoas que consideram as suas condutas, condições, hábitos e outros fatores culturais como superiores aos de outras.

Definição

  • Origem:É formada pela justaposição da palavra grega “ethnos“, que quer dizer “naçãotribo ou pessoas que vivem juntas“; e do sufixo “centrismo”, que significa “centro”.
  • Sinônimos: discriminação, preconceito, discriminar;
  • Classe gramatical: Substantivo comum

Etnocentrismo: saiba mais sobre esse conceito antropológico

O etnocentrismo ocorre quando uma pessoa (ou um grupo de pessoas) julga-se melhor que outras, discriminando-as pelo fato destas não possuírem os mesmos hábitos e caráter social que ela. Ou seja, um indivíduo etnocêntrico é aquele que considera as normas e valores de seu grupo étnico ou cultura como o “centro” de tudo – daí, a origem da palavra.

Esse conceito é mais comumente observado em ideologias nacionais, como é o caso do fascismo, no qual os seus seguidores acreditam que a cultura que vivem é superior em algum critério em relação às demais. O resultado é o surgimento de preconceitos e ideias sem fundamentos, que, por sua vez, são convertidos em uma depreciação dos padrões culturais de povos diferentes.

Dentro de uma visão etnocêntrica, práticas de outros sistemas culturais passam a ser catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais, o que demonstra um desconhecimento e desrespeito aos diferentes hábitos culturais.

Exemplos

Este fenômeno universal pode atingir proporções drásticas, quando culturas tidas como mais frágeis entram em contato com culturas consideradas avançadas ou dominantes. Algumas formas de etnocentrismo estão relacionados ao vestuário (quando há críticas ao hábito indígena de vestir pouca ou nenhuma roupa, por exemplo), costumes de um país (xenofobia) ou religião (intolerância aos rituais de determinadas doutrinas), entre outras.

Além disso, ao longo da história do Brasil e do mundo, também é possível perceber o quanto algumas posições etnocêntricas mudaram completamente a vida de outras culturas consideradas inferiores. Durante o Descobrimento do Brasil, por exemplo, a cristandade promoveu a chamada “missão sagrada”, ou seja, de levar a fé aos povos que possuíam culturas e religiões próprias e diferentes das suas, através da ação dos missionários.

O Iluminismo também manteve a mesma visão de superioridade ao definir a razão como medida de progresso. Durante este período originou-se o “eurocentrismo”, ou seja, a crença de que o homem europeu seria modelo de “homem civilizado”, enquanto os demais eram submetidos à mudanças.

O racismo não pode ser considerado como um etnocentrismo, já que ele é originado de critérios supostamente biológicos para determinar o conceito de superioridade, enquanto o etnocentrismo parte de um princípio cultural e social para estabelecer o conceito de superioridade.

Etnocentrismo X Relativismo Cultural

Outro conceito dentro da Antropologia, o relativismo cultural costuma ser bastante confundido com o conceito de etnocentrismo, mas são termos com significados bem diferentes. O relativismo cultural é uma corrente de pensamento que busca analisar os vários sistemas culturais, sem o determinismo da visão etnocêntrica.

Na prática, ele visa entender as diferenças entre as mais diversas culturas e estudá-las, mas de forma apaziguadora, ou seja, sem criar confrontos entre estas, que é o que acontece no etnocentrismo.

No relativismo cultural, os princípios, valores, moral, bem e mal, certo e errado, são conceitos sociais inerentes à cada cultura, o que quer dizer que um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por pessoas de outra diferente. A partir dessa perspectiva, compreendemos que o “outro” também possui seus valores, os quais devem ser respeitados e considerados de acordo com o sistema cultural no qual está inserido.

E aí? Entendeu direitinho o que significa etnocentrismo? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que outras pessoas também entendam o significado dessa palavra!