Tecnologia

Stickers, os famosos “adesivos”, viraram febre no WhatsApp

Atualmente, as novidades digitais conquistam tudo rapidamente. É o caso dos stickers, que comprovam que as mensagens podem informar e ser divertidas ao mesmo tempo. Afinal, é só chamar um contato e começar uma conversa falando tudo, sem precisar digitar muito.

Aliás, essas figurinhas do WhatsApp são a moda do momento, embora já existissem em apps como Messenger e Telegram. Ou seja, além de renovarem a forma de comunicação, os stickers fazem simples conversas ficarem mais divertidas, originais e diretas.

A febre de stickers

Parecem parentes distantes dos clássicos emoticons, mas os stickers têm a vantagem de serem criados a partir de desenhos e até mesmo de suas próprias fotos. Além do mais, a partir de modelos presentes nos celulares, você ainda pode expressar emoções criando novas figurinhas.

Claro que isso tudo ajudou na popularização de diversos aplicativos, impulsionando o surgimento dos mais variados memes. A tempo, é bom lembrar que os stickers são semelhantes aos tradicionais gifs. Contudo, essas figurinhas podem ser inspiradas em cenas de filmes, séries e até novelas, bem como em celebridades e personalidades.

Logo, foi essa personalização que acabou por conquistar seus usuários. Até por que essa união de customização e interação é o que costuma mover o setor digital. Assim, o engajamento ganha corpo e a interação entre pessoas atrai ainda mais publicidade.

Como resultado, além da identificação, a febre das figurinhas está ligada à facilidade das redes sociais em viralizar conversas. Até por que são mais de um bilhão e meio usuários ativos apenas no WhatsApp, gerando quase setenta bilhões de mensagens por dia.

Onde encontrar e como adicionar stickers

Primeiro, é preciso saber onde eles estão. Para isso, procure na parte inferior do aplicativo, na mesma área onde você encontrava emojis. No caso do Iphone, o ícone está localizado à direita, ao lado do ícone da câmera, dentro da caixa de texto.

Já nos smartphones com Android, eles estão no canto esquerdo da caixa de texto, no ícone com a “cara sorridente”. Para você aproveitar os dois sistemas e curtir o recurso, é possível adicionar novos packs.

Para isso, toque no ícone “+”. Aqui, você pode apostar tanto em desenhos tradicionais de emoções e atividades quanto memes e frases virais da internet. Por outro lado, caso queira aproveitar a situação, é possível copiar stickers de seus contatos. Com isso, você amplia as opções adicionando-os na sua pasta para uso posterior.

Esse processo também é simples. Afinal, você precisa tocar no sticker que quer e, no caso do Android, selecionar “Adicionar aos favoritos”. Já nos celulares iPhone, clique em “Favoritar”.

Então, ao querer enviar um amigo, abra a seção das figurinhas “Favoritos”, simbolizada com uma estrela. Assim, além de você poder se expressar de inúmeras formas, ainda aumenta sua coleção.

A vantagem de investir nos stickers

Claro que um dos grandes trunfos das figurinhas é a sua interação via aplicativo. Afinal, é possível usar e abusar de stickers em praticamente todas as mensagens. Até para quem usa o app para trabalho cita seu emprego como uma comunicação inusitada com clientes.
Com isso, é possível tanto transmitir quanto captar a expressão necessária para quase todos os momentos. Ou seja, o uso de sticker ajuda na hora de representar estados emocionais de forma simples e direta.

Outra vantagem das figurinhas está no fato de que boa parte delas é criada a partir de frases e memes usados no dia-a-dia. Com isso, a aceitação e entendimento é imediato, pois quase todo mundo já está ambientado com o que se quer dizer.

Por outro lado, essas figurinhas podem ser difíceis de se encontrar. Até por que elas acabam sendo salvas numa única pasta, o que ajudaria apenas se você as dividisse conforme a necessidade.

Enfim, com tanta economia de tempo e a praticidade, a moda das figurinhas anda conquistando nosso cotidiano. Afinal, é mais fácil enviar um sticker do que perder tempo ao escrever longas frases.

Aliás, como já são inúmeras, basta copiar e colar de um contato para não ter que procurar na web ou baixar pacotes diversos. Assim, funciona como um “pegou, repassou”, agilizando conversas tanto com amigos como com clientes e parceiros comerciais.

Stickers

Apps para você criar mensagens criativas com stickers

Para quem gosta de ser diferente, é hora de aprender a se inspirar e criar suas próprias figurinhas. Até por que parte de seu sucesso vem de ferramentas disponibilizada via app.

Para isso, basta baixar o conteúdo pelo Google Play ou App Store para ter modelos diferentes. Ainda mais se quer usar stickers para uma ocasião especial, deixando suas mensagens sempre divertidas e interessantes. Nesse caso, confira abaixo algumas dicas de aplicativos para testar.

Dump Trump

Para Android e iOS, esse aplicativo sobre políticos disponibiliza imagens curiosas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Até por que você pode encontrar figurinhas com ele sorrindo, irritado e até acenando, bem como versões com expressões engraçadas, irônicas ou mesmo embaraçosas.

Meme Sticker Pack

Também disponível para Android e iOS, esse aplicativo contém diversas figuras de memes. Entre elas, destacamos imagens com o Mr. Bean, Chuck Norris e muito mais. Ao fazer o download, esse aplicativo disponibiliza pacotes contendo vários stickers.

WAStickerApps

Disponível para Android, o app tem vários pacotes grátis com personagens famosos, como Naruto, Os Simpsons, Deadpool e até o bruxinho Harry Potter. Entretanto, você pode usar de opções com políticos em versões inusitadas, pois cada pacote oferece cerca de vinte figurinhas.

Memes do Brasil

Para Android e iOS, o app é idela para você usar e abusar dos mais conhecidos memes brasileiros. Além do mais, ainda é possível achar stickers com figurinhas carimbadas das redes sociais, como “Nazaré Confusa”, “Chapolin Sincero”, Ronaldinho Gaúcho e até da Gretchen. Assim o humor no aplicativo vão tornar suas mensagens bem mais engraçadas.

10 Sticker Packs for WhatsApp

Disponível para Android, esse aplicativo já estava presente no Telegram há um certo tempo. Todavia, com a presença do recurso no WhatsApp, maior app de mensagens instantâneas, ele passou a oferecer cerca de vinte pacotes para mensagens.

Enfim, como demais os apps, os stickers são inusitados e contam com figuras de unicórnio, dinossauro, coelhos e até pinguins. Mesmo assim, ainda é possível encontrar demais opções temáticas adicionadas regularmente.

About the author

yasmin