Geral

Zelo: qual o significado dessa palavra?

Muitas pessoas são zelosas e nem sequer sabem disso. Ter zelo por alguma coisa ou por alguém é cuidar para que algo se preserve. Esse sentimento de cuidado é muito nobre e contribui para que o coração permaneça cheio de amor e afeto. Imagina o que seria da amizade se não existisse alguém zelando por ela, por exemplo. Saiba mais sobre o significado dessa palavra tão importante.

Os elos de amizade ou seja lá com o que for, depende do cuidado de alguém. Esse cuidado é importantíssimo para que se preserve intacto o sentimento ou objeto de interesse.

Veja também – Significado de u.u

Ser zeloso, acima de tudo é ser cuidadoso, é ter vontade de cuidar de algo para que ele não se acabe.

O que significa a palavra zelo?

Do grego zélos, o significado da palavra zelo é ter interesse, afeição íntima, desvelo, diligência por alguma coisa ou alguém. Em algumas situações, pode significar também, possuir ciúmes. É preciso ficar atento, quando esse sentimento começa a acontecer.

Em algumas religiões esse sentimento zeloso é destinado a Deus em relação a seus filhos e povo. Na bíblia por exemplo, é possível encontrar passagens em versículos onde a frase contenha a palavra zelo pelo menos uma vez.

Por exemplo no versículo a seguir é possível identificar o que estamos falando, veja, “o zelo do Senhor dos exércitos fará, executará ou realizará determinadas ordens.

É fácil identificar uma pessoa zelosa, pois ela se preocupa não apenas em dar atenção ou se manter presente na vida da pessoa ou de algo querido. Pessoas que tem zelo, se preocupam em cuidar, saber se tudo está correndo bem, o sentimento de carinho e afeição vai mais além. Pais com filhos geralmente são extremamente zelosos.

Pais zelosos são fáceis de serem identificados, pois eles sempre são taxados de preocupados. Aliás, a preocupação é sempre atribuída para aquela pessoa zelosa, seja ela no trabalho, em suas atividades diárias, etc.

Existem alguns profissionais que precisam ser mais zelosos que outros por exemplo. Profissionais da área da saúde, possuem vidas em suas mãos que dependem única e exclusivamente de seus cuidados. Qualquer deslize pode ser fatal. Nesses casos, ter zelo é fundamental.

Zelo

O que é ser um zelote?

Ao contrário daquele que tem zelo, cuidado e afeto pelo objeto ou pessoa zelada, o zelote é aquele que finge determinados sentimentos.

Esse adjetivo é usado para classificar aquele indivíduo que é falso, que faz todo um teatro para fingir que está cuidando de algo. É muito importante tentar observar a pessoa quando ela pensa que não está sendo observada para saber realmente se ela possui zelo e cuidado pelo objeto ou pessoa em questão.

Saber identificar determinados sentimentos é muito importante, principalmente se você contrata os serviços de um cuidador ou de uma babá por exemplo.

Lembre-se de uma coisa, o cuidado deve ser sempre de forma positiva, o objeto ou pessoa em questão não devem sofrer ações negativas. Por exemplo, uma pessoa zelosa não pode deixar um cachorro ficar com sede, só porque você está confortável assistindo televisão e não quer se levantar.

É importantíssimo entender as diferenças de uma pessoa que cuida de algo e daquela que finge cuidar de algo.

É possível aprender a ter zelo?

Tudo é possível aprender nessa vida, basta estar vivo. O importante é ter empenho e dedicação.

Aprender a ter zelo por algum objeto ou por alguém é acima de tudo aprender a cuidar. Você tem que gostar de cuidar, estar por perto, saber se está tudo bem.

Não é simplesmente deixar aquela coisa pra lá e não olhar mais. Você precisa ter consciência que aquilo depende de você. Ter uma planta, um cachorro é um exemplo clássico de desenvolvimento de zelo por algo.

Esses seres vivos dependem de você para se alimentarem, por exemplo, se você não der a comida, eles morrem, pense nisso!

Pesquisas revelam que participar de um trabalho voluntário pode ser muito importante para o desenvolvimento de sentimentos nobres de amor, compaixão e zelo.

Esse pode ser o pontapé inicial que você precisa dar para ser uma pessoa mais zelosa.

Quais são os benefícios psicológicos que o trabalho voluntário causa?

Dezenas de pesquisas recentes desenvolvidas por instituições conceituadas, garantem que o trabalho voluntário é um excelente ferramenta de estímulo para que sentimentos nobres floresçam.

A integração com pessoas que estejam em situações mais difíceis que você pode fazer com que o zelo e o cuidado surjam.

Outro ponto interessante observado, diz respeito as funções exercidas dentro de uma comunidade por exemplo. Quando a pessoa ocupa cargos onde ela se sinta pertencente ao grupo, mas que não tenha obrigatoriedades, que seja feito por escolhas, faz a pessoa se sentir melhor e sentimentos nobres surgem naturalmente.

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, o trabalho voluntário tem se mostrado totalmente efetivo e importante no combate à depressão. Quando se invertem os papéis e o cuidado passa a ser o cuidador, os sentimentos de menosvalia do deprimido tendem a desaparecer.

Obviamente estamos falando das situações onde o indivíduo deprimido tenha um acompanhamento. Não basta simplesmente, virar para um paciente mental e dizer, pronto agora você vai cuidar de todos esses idosos aqui no asilo.

Zelo

Benefícios observados nos idosos

Os idosos infelizmente são os que mais sofrem, pois com o passar dos anos a sua função perante a sociedade e a sua família vão diminuindo.

Isso contribui para que o surgimento da depressão seja inevitável.

O trabalho voluntário nesses quadros, aumenta o zelo deles pela vida mesmo. Eles conseguem sentir que alguns papéis que foram deixados para trás em algum momento da vida, voltam a fazer parte da sua rotina e que principalmente, pessoas ou coisas dependem deles.

A história se repete, quando colocamos o cuidado no lugar do cuidador, o prazer, o zelo e a vontade de viver ressurgem, porque aquele indivíduo se sente útil, se sente parte de um todo.

Os benefícios não ficam só no setor psicológico, eles se estendem para o corpo também, pois o aumento dos hormônios do prazer são bem consideráveis. Aumentando a vontade de viver, as dores simplesmente desaparecem. Observe, os voluntários estão sempre felizes.

About the author

yasmin