Geral

Altruísmo: o que é e por que é tão importante?

A palavra altruísmo vem sendo muito utilizada ultimamente, mas nem todas as pessoas sabem o que de fato ela significa. Será que é possível tornarmos uma pessoa altruísta? Entenda essa e outras questões relacionadas a esse tema tão interessante, nesse artigo de hoje.

Alguma vez já aconteceu de você colocar o bem-estar dos outros em primeiro lugar e muitas vezes deixar os seus interesses em segundo plano? Se a sua resposta for não, não se preocupe!

Com tantas tarefas no nosso dia a dia, acabamos nos esquecendo de prestar atenção em quem está a nossa volta e nos concentrando apenas no nosso próprio umbigo.

Veja também – Significado de u.u

Tentar se preocupar com o outro é uma das formas benéficas de uma sociedade evoluir, quando fazemos nossas atividades pensando no bem-estar global, todos nós saímos ganhando.

O altruísmo vem para nos ensinar que para vivermos em harmonia, o egoísmo tem que deixar de existir. Pensar apenas no bem-estar próprio pode ser uma verdadeira roubada que nos leva a um caminho de profunda solidão.

O que é o altruísmo?

A palavra altruísmo, de acordo com o nosso dicionário Michaelis possui um significado bem forte, “amor expressado de forma espontânea pelo próximo, sem nenhuma troca, filantropia, abnegação e proximismo.”

Isso quer dizer que uma pessoa pode sentir afeto, simpatia por outra pessoa e com isso abrir mão de todos os desejos próprios.

De acordo com especialistas no assunto, os sinônimos que dão a essa palavra não correspondem realmente ao seu verdadeiro significado. Acredita-se que as relações que fazem dela com sentimentos de empatia, generosidade e bondade distinguem-se de seu verdadeiro significado.

Ainda segundo esses especialistas, o altruísmo estaria ligado ao sentido pessoal de sacrifício, seria uma coisa mais restrita aos valores pessoais de quem está fazendo esse ato.

Já as palavras de generosidade e solidariedade estão ligadas a um sentimento de coletividade, não é apenas um sacrifício pessoal.

Altruísmo

O que significa ser uma pessoa altruísta e qual a sua importância para a sociedade?

Ser uma pessoa altruísta é ter desenvolvido dentro da personalidade, o sentimento de altruísmo, ou seja, pensar além dos limites da própria personalidade. São pessoas que conseguem perceber, suas vontades e as vontades das outras pessoas, colocando muitas vezes seus desejos em segundo plano.

Pessoas com sentimentos altruístas costumam ser muito incentivadoras das outras pessoas e são excelentes dentro de um ambiente de trabalho, pois alcançam as metas sem grandes esforços.

Nesses indivíduos o sentimento de gratidão e satisfação quando outra pessoa atinge os seus objetivos é muito grande e gratificante. Isso acontece de forma natural por causa dos sentimentos ligados ao altruísmo, como a afetividade, simpatia, e o principal, de querer cuidar e se colocar no lugar do outro.

Isso inclusive, faz com que muitas vezes os desejos e vontades do altruísta sempre esteja em segundo plano.

É preciso saber dosar esses sentimentos para que não ocorra nenhum prejuízo, o equilíbrio sempre será a melhor maneira de viver o altruísmo.

Quando formamos cidadãos altruístas, fazemos com que a sociedade se desenvolva de maneira mais cooperativa, ou seja, um comerciante fica feliz quando vende os seus produtos a preço justo e o seu cliente pode comprar cada vez mais mercadorias dele.

Todo lado positivo tem também o seu contrário que é o negativo, ou seja, ao contrário do altruísmo existe o egoísmo que desperta no cidadão, sentimentos nem um pouco generosos e de bondade.

O contrário de altruísmo é o egoísmo?

O egoísmo é uma palavra utilizada para definir exatamente o contrário do altruísmo. Seu significado nos remete ao individualismo, ganância, egocentrismo e todos os sentimentos negativos que pode ser feito em relação a outra pessoa, a fim de sempre levar vantagem.

No altruísmo a pessoa se preocupa com o bem-estar do outro em primeiro lugar, abrindo mão muitas vezes das vontades próprias. O egoísmo é exatamente a falta de percepção da realidade do próximo, colocando suas vontades sempre em primeiro lugar.

As pessoas consideradas egoístas estão sempre preocupadas consigo mesmas, desconsiderando por completo os interesses pessoais dos outros indivíduos.

Altruísmo

5 dicas para se tornar uma pessoa mais altruísta

A seguir você pode acompanhar algumas dicas que vamos te dar para se tornar uma pessoa muito mais altruísta. Confere aí:

1 – Desenvolva a sua empatia com as outras pessoas

Essa é uma das dicas mais importantes para você se tornar mais altruísta. Se coloque no lugar das outras pessoas, tente sentir o que elas estão sentindo, de maneira racional logicamente.

Não deixe os sentimentos tomarem conta de você, isso pode te cegar.

2 – Ajude sem querer nada em troca

Esse exercício é excelente para você desenvolver esse sentimento de altruísmo dentro de você. Escolha uma pessoa aleatoriamente e a ajude, sem querer absolutamente nada em troca.

Você vai ver como esse sentimento é contagiante.

3 – Evite fazer julgamentos e não tenha preconceitos

Uma das premissas do altruísmo é que para desenvolvê-lo, você precisa criar o hábito de se colocar no lugar do outro, para isso é necessário que se crie a empatia.

É totalmente impossível se colocar no lugar do outro se você estiver cheio de preconceitos e julgamentos, portanto, o conselho é que você extinga esses sentimentos.

4 – Valorize as suas amizades verdadeiras

As pessoas positivas e que são cheias de sentimentos altruístas são aquelas que desejam o sucesso das outras pessoas. Isso já é uma boa dica para você seguir quando quiser saber quem são seus amigos de verdade.

As amizades verdadeiras querem ver o seu crescimento e geralmente carregam altas doses de solidariedade e generosidade. Não medindo esforços para te ajudar quando for preciso.

5 – Seja uma pessoa grata

Você que deseja se tornar uma pessoa mais altruísta deve experimentar, uma das dicas mais fundamentais para se tornar uma pessoa melhor.

Tenha gratidão.

Esse sentimento, é importantíssimo e te ajuda a encarar a vida de uma maneira muito mais positiva.

Agradeça, por estar em uma posição de poder ajudar outra pessoa sem nada em troca. Sua felicidade vai aumentar consideravelmente.

Lembra-se que os sentimentos de altruísmo estão justamente em ajudar o outro? Se preocupar com o bem-estar do outro? Então, é exatamente isso que a gratidão te ajuda a enxergar.

Você sentirá uma vontade muito maior de ajudar as outras pessoas, sem dúvida nenhuma.

About the author

yasmin