Tecnologia

Aquela carinha: o que quer dizer? Qual o significado?

Memes, emoticons, emojis e afins são uma febre mundial. É preciso apenas alguns minutos navegando pela Internet para constatar o quanto as redes sociais e outros meios de comunicação se mostram fontes inesgotáveis de humor e criatividade. Um bom exemplo disso é Aquela Carinha, ou como muitos chamam, Lenny Face.

Esse emoji estourou fazendo sucesso em um nível e velocidade surpreendentes. Uma breve descrição deve fenômeno pode ser dada ao citarmos a representação de uma carinha de safadeza, “aquela carinha” de forma virtual. Ao menos esse é o sentido que ele tem nos dias de hoje.

Neste artigo, vamos tentar entender um pouco a origem, os tipos e significados dessa junção de simbolismo que causou uma comoção digital.

O que é Aquela Carinha?

Aquela Carinha, Lenny Face, Le Lenny Face, Le Face Face e Booty Hunter. Estes são os nomes popularmente dados ao emoticon que nada mais é que a combinação de determinados caracteres chamados Unicode. O Unicode é o padrão adotado por computadores no intuito de representar, bem como manipular os sistemas da escrita.

Ele geralmente é usado como uma maneira de “zoação”, piada ou simplesmente como forma de comunicação fácil e simplória.

A origem do emoticon e como ele se disseminou

Alguns relatos que podemos encontrar na internet dão a entender que sua primeira aparição foi em um fórum finlandês chamado Ylilauta, em novembro de 2012.

Ele foi postado no tópico que os membros discutiam sobre a alteração ou não das configurações pelos administradores para a detecção de spams na página.

Essa discussão prolongou-se por muito tempo e diversas pessoas passaram a fazer reclamações de que tinham muitas mensagens nesse tópico. Eles queriam que a decisão fosse tomada de imediato.

Aquela carinha

Nesse momento foi quando Aquela Carinha foi postado por um anônimo, juntamente com os dizeres: “Essa discussão está caindo dos céus”. Bastou apenas isso para que os diversos usuários passassem a postar infinitas variações da carinha. Elas tinham nariz, olhos e boca diferentes. O que era discussão acabou tornando-se uma brincadeira. Sua perpetuação durou mais ou menos três longos dias nesse fórum.

Do fórum para o mundo

No entanto, o emoticon já tinha alcançado pessoas em outras seções, incluindo as páginas de esportes e de videogame de outro fórum internacional bem popular, o 4chan.

Com isso, a zoação foi tão sem limite, que inúmeros usuários tiveram que ser banidos por estarem atrapalhando os tópicos enviando a imagem.

Em seguida do 4chan, outro site que foi tomado pelo Aquela Carinha foi o Reddit. Um membro questionou sobre o que significava aquele rostinho, anexando na postagem um print do 4chan. Logo as respostas que vieram sugestionaram a semelhança com Bob, O Construtor, personagem do desenho infantil de mesmo nome.

Mas isso não satisfez a curiosidade das pessoas que continuaram à procura de um sentido real para aquilo. O questionamento seguiu para World of Warcraft em seu fórum, assim como em outros blogs e páginas de discussões.

A reprodução foi tamanha que no dia posterior, Aquela Carinha já fazia sucesso no YouTube. Chegaram a fazer uma paródia onde o emoticon fazia o papel de Will Smith na série clássica dos anos 90, Um Maluco no Pedaço.

Nessa mesma época, o Facebook também já estava tomado com todas as variações possíveis e impossíveis da brincadeira. Com apenas um mês de seu surgimento, o meme possuía aproximadamente 150 páginas dedicadas a ele nas redes sociais em todo o mundo.

As derivações de Aquela Carinha

Como mencionamos anteriormente, assim que esse emoticon surgiu, acabou sofrendo algumas variações. No entanto, acabaram sendo apenas algumas tentativas um tanto falhas, que não tiveram o mesmo sucesso.

A adaptação que mais “deu certo” e ganhou notoriedade – mas nem tanto quanto Aquela Carinha – apareceu pela primeira vez em abril de 2013, no fórum do 4chan também. Ela foi definida por um site que é uma espécie de dicionário de emojis, o Emojicons, como Keep Calm and Carry On”. Ou seja, “Tenha calma e siga em frente” na nossa língua.

Outra derivação recentemente, e de súbito, viralizou nas redes sociais foi uma usando Aquela Carinha com um semblante de excitação ou de surpresa dependendo do contexto em que for inserido.

Aquela carinha

O abrasileiramento do emoticon

É natural e inevitável que determinados conteúdos que se espalham pelo mundo por meio da Internet acabem ganhando, além da notoriedade, outros significados diferentes do original.

Isso se dá conforme o histórico da cultura de cada localização ou até de determinados públicos específicos. Com Aquela Carinha não foi diferente. A sua instalação em solo brasileiro não podia ser em melhor estilo.

O emoticon, como já dissemos, tem diversos outros nomes por esse mundão afora – Lenny Face, Le Lenny Face, Le Face Face e Booty Hunter – ganhou um significado bastante diferente do original. À princípio ele se limitava a um semblante de espanto por conta do grande número de mensagens no tal tópico do fórum.

Os internautas nacionais passaram a adotar o uso da imagem para deixar transparecer, de uma forma sutil e descontraída, o efeito de pensamentos de malícia e expressão de admiração em alguns casos.

Com o passar do tempo, o teor que se voltava para o lado sexual se intensificou. Nos dias de hoje, Aquela Carinha funciona, em grande maioria, como comentários teoricamente pornográficos. Basta apenas um post ou uma notícia qualquer ser publicado, para que o safado e simpático emoticon apareça de repente.

Passo a passo para fazer Aquela Carinha

Depois de aprendermos um pouco mais da origem e do significado do emoticon, que tal aprender também como fazê-lo? Não quer entrar na onda desse meme? Acompanhe este passo a passo e faça as outras pessoas rirem:

  • Passo 1 – Abra o parênteses;
  • Passo 2 – Dê apenas um espaço;
  • Passo 3 – Digite a sequencia 0361, depois pressione as teclas Alt+X;
  • Passo 4 – Faça a combinação das teclas Alt Gr+E;
  • Passo 5 – Dê mais um espaço;
  • Passo 6 – Digite a sequencia 035C, depois pressione as teclas Alt+X;
  • Passo 7 – Digite a sequencia 0296, depois pressione as teclas Alt+X;
  • Passo 8 – Dê outro espaço;
  • Passo 9 – Digite a sequencia 0361, depois pressione as teclas Alt+X;
  • Passo 10 – Faça a combinação das teclas Alt Gr+E;
  • Passo 11 – Feche os parênteses.

Prontinho! Você acabou de fazer Aquela Carinha!

Agora que aprendeu, saia por aí se divertindo e divertindo seus amigos!

About the author

yasmin