Língua Portuguesa

Significado de prepotente e 3 motivos para não se tornar um!

Ser prepotente segundo as pessoas mais próximas a você é um sinal de que você pode estar exagerando em alguns aspectos que fazem com que essas pessoas tenham essa visão a seu respeito.

Se você não sabe ao certo o que significa ser prepotente, nesse artigo você vai aprender não apenas o seu significado, mas a origem da palavra e dicas de como não se tornar uma pessoa prepotente.

Origem da palavra

A palavra prepotente é um adjetivo de dois gêneros que tem origem no latim praepotens, onde prae significa “pra frente”, e potens significa “poderoso”.

Em tradução livre prepotente pode significar “aquele que coloca o seu poder a frente”.

Significado

O significado da palavra prepotente está diretamente ligado as relações de poder, onde a pessoa que detém tal poder acaba abusando de sua influência para fazer valer a sua vontade, sem pensar nos que estão à sua volta.

O que é ser uma pessoa prepotente?

A pessoa prepotente entende que é superior aos que estão a sua volta, e assim passa a abusar do seu poder e autoridade.

Esse tipo de abuso é muito comum sempre que há uma relação hierárquica entre duas ou mais pessoas.

No ambiente corporativo, por exemplo, são muitos os casos onde a pessoa que ocupa uma posição mais alta dentro da estrutura hierárquica se vale dessa posição para exercer uma autoridade que acaba excedendo os limites considerados aceitáveis.

É nessas situações que surgem as denúncias de abuso e assédio moral que muitas vezes chegam à mídia e se tornam de conhecimento de todos.

A classe política brasileira também é um ótimo exemplo do significado da palavra prepotente.

Os mandos e desmandos que vemos todos os dias no noticiário sendo cometidos por prefeitos, deputados, senadores, vereadores, ministros e o próprio presidente deixam muito evidente que essas pessoas entendem que a sua posição lhes dá poderes e o direito de colocar os seus interesses a frente dos da grande maioria das pessoas.

No mundo do esporte os exemplos de pessoa prepotente também podem ser encontrados com certa facilidade.

Sempre que um atleta, seja do futebol, vôlei, basquete ou qualquer outra modalidade, começa a ganhar destaque, as chances de que ele acabe se tornando uma pessoa prepotente aumenta muito, principalmente porque esse meio favorece isso.

Atletas ainda muito jovens e habilidosos são tratados como verdadeiras joias, e em muitos casos recebem tratamento totalmente diferente dos demais colegas, o que faz com que eles sintam que são melhores, ou mais importantes que os outros.

Isso cria jovens que acham que o mundo gira ao seu redor, muitas vezes passando a abusar da sua posição mesmo com pessoas que estiveram sempre ao seu lado contribuindo para sua evolução.

Qual é o oposto de prepotente?

O termo utilizado como antônimo para prepotente é benevolente.

É considerada benevolente a pessoa que possui propensão a aprender com os outros, que possui tendência para o bem, e que suas intenções são reais e benéficas.

A pessoa benevolente não se coloca em posição de superioridade perante aqueles que estão a sua volta, independente da sua posição social ou hierárquica.

Qual é a diferença entre arrogante e prepotente?

A diferença entre arrogante e prepotente gera muitas dúvidas, mas a resposta para esse questionamento é bastante simples.

Assim como prepotente, a palavra arrogante é um adjetivo de dois gêneros, utilizado para fazer referência ao indivíduo que não possui humildade ao se ver diante de outras pessoas que ele considera inferiores, tanto intelectual quanto hierarquicamente.

Uma pessoa arrogante não demonstra qualquer tipo de interesse em ouvir e conhecer opiniões que sejam diferentes das suas.

A palavra arrogante, assim como prepotente, carrega sempre um tom negativo e pejorativo, associado a presunção, soberba e orgulho.

Por isso é correto afirmar que prepotente e arrogante são sinônimos, mesmo sendo consideradas palavras completamente diferentes.

Como não se tornar uma pessoa prepotente?

As vezes o limite entre a autoconfiança e a prepotência é muito pequeno, e facilmente você pode estar passando a imagem de alguém prepotente, mesmo não sendo.

Para evitar isso alguns cuidados na forma como você se relaciona com as pessoas são essenciais. Veja a seguir alguns desses cuidados:

1 – Ouça o que os outros tem a dizer

Uma característica da pessoa prepotente é achar que já sabe de tudo e não precisa ouvir opiniões diferentes das suas.

Quando você para pra ouvir o que o outro pensa sobre determinado assunto, mesmo não concordando com seu ponto de vista, essa pessoa entende que você está aberto a novas ideias, e isso ajuda a fazer com que quem está a sua volta sinta que pode contar com você quando preciso.

2 – Trate todos como você gosta de ser tratado

É muito comum ver uma pessoa prepotente com as pessoas que estão abaixo dela ser mal- tratada por superiores, e isso pode minar completamente sua autoridade.

Para evitar desgastar sua imagem com os demais procure sempre tratar todos da mesma forma, sem fazer distinção de qualquer coisa.

No trabalho, trate com educação o diretor, o motorista, o gerente e a copeira, e no dia a dia seja educado com todas as pessoas com quem você tem contato, sendo conhecidas ou não.

3 – Aceite os defeitos e qualidades do outro

A pessoa prepotente sempre julga aqueles que estão a sua volta, mesmo sem conhecê-las de perto.

Quando você aceita que todos tem suas qualidades e suas limitações fica muito mais fácil de conviver tanto na vida pessoal quanto no ambiente corporativo, o que ajuda a conseguir extrair o máximo de cada um.

Agindo dessa forma é muito mais fácil fazer com que as pessoas sigam as suas orientações do que apenas impondo o que você julga necessário.

Sinônimos de prepotente

Conheça outros termos que podem ser utilizados como sinônimos para a palavra prepotente:

  • Autoritário;
  • Opressor;
  • Tirânico;
  • Ditatorial;
  • Absolutista;
  • Despótico;
  • Arrogante;
  • Pedante;
  • Convencido;
  • Esnobe;
  • Influente;
  • Prestigioso;
  • Pretencioso;
  • Presunçoso.

Conclusão

A pessoa prepotente pode encontrar muitos obstáculos difíceis de serem superados sem as características do indivíduo benevolente.

Tanto no seu círculo de amizades quanto no meio profissional essa pessoa dificilmente será vista como alguém confiável e que está disposta a ajudar os demais quando necessário.

Por isso o melhor caminho é evitar se tornar uma pessoa prepotente ouvindo mais o que os outros tem a dizer, tratando todos com respeito e aceitando as limitações e diferenças de cada um.