Língua Portuguesa

Integridade: Conceito e definição da palavra. Confira!

O que significa integridade

A palavra integridade tem origem do latim ‘integritate’ que significa ‘estado do que é inteiro’.

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, o termo pode Ser entendido como:

  1. Algo que está completo e não sofreu nenhum tipo de diminuição;
  2. Algo que não foi quebrado ou atingido. Ou seja, permanece ileso e intacto;
  3. Algo ou alguém que apresenta pureza e inocência

No sentido figurado, essa é uma palavra muito utilizada para caracterizar pessoas, instituições, órgãos, etc. Nesse sentido, integridade pode ser entendida como algo correto, incorruptível, que possui plenitude moral e verdade.

Sinônimo de integridade

Para entender melhor o conceito da palavra, confira alguns dos seus sinônimos:

  • Dignidade, intangibilidade, honestidade, totalidade, probidade, decoro, puro, equidade, etc.

Integridade física

Integridade física tem a ver com a garantia de ter a dignidade e a moral intactas.

Veja também – Significado de pindorama

Sendo assim, é um direito assegurado a todos os cidadãos por lei. Isso significa que ter sua moral ou dignidade ferida pode ser motivo até mesmo de processo judicial.

Nesse sentido, é possível afirmar que ninguém pode ser obrigado ou constrangido a dar permissão a nenhuma ação que afete o seu físico sem um livre consentimento. Seja em atos simples como ser tatuado ou em casos mais extremos como transfusão de sangue ou ser exposto a algum procedimento médico e cirúrgico.

Integridade social

O termo integridade social significa ter noção de que não vivemos sozinhos no mundo e, consequentemente, tudo que fazemos afeta de uma forma negativa ou positiva outras pessoas.

Podemos entender com um ato de integridade social, uma ação de voluntariado, por exemplo. Ou seja, é o ato de inserirmos em nossas vidas a assiduidade de ajudar pessoas mais necessitadas, seja na nossa vizinhança, trabalho, nas ruas ou até mesmo em casa.

Resumindo, integridade social é o mesmo que gerar o hábito de incentivar o benefício coletivo e não somente o avanço próprio, pois quando todos avançamos juntos, as coisas se tornam muito mais fáceis e tranquilas.

Integridade moral

Como dito em integridade física, integridade moral é ter a dignidade e a moral na mais completa plenitude. É um direito conferido a todas as pessoas. Dessa forma, em casos onde pessoas são insultadas, ofendidas ou humilhadas, essas pessoas estão tendo a moral afetada.

Isso é um problema muito sério que acontece em diversos lugares, tais como: trabalho, escola, lojas, shoppings, etc.

Para que as pessoas entendam que a integridade moral de ninguém deva ser prejudicada, atributos legais foram criados para coibir esse tipo de crime.

Integridade pessoal

A integridade pessoal inclui em seu conceito a integridade moral e física. É um direito garantido pela constituição federal, pela constituição de diversos países e também na declaração universal dos direitos humanos.

Na constituição brasileira a integridade pessoal é um direito fundamental garantido no artigo 5º. Além disso, ainda há previsão no artigo primeiro, onde o texto deixa claro a importância da dignidade do ser humano.

Integridade de dados

A palavra integridade pode ainda ser inserida no âmbito da segurança da informação.

Aqui, integridade está associada a condição dos dados, ou melhor, à integridade dos dados. Isso significa que manter essa integridade é garantir que as informações não serão prejudicadas de forma impropria e sem autorização.

Além disso, garantir a integridade dos dados é garantir que nenhum documento sofra modificações após ser assinado. Assegurando, dessa forma, que a segurança das nossas informações seja garantida.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica