Geral

Azul: definição, conceito e exemplos

A palavra “azul” tem origem no idioma persa “lazward”, em português “azul-lapis-lazuli” como referência a cor de mesmo nome.

O termo pode ser utilizado também de outras maneiras, como referência para a cor do céu ou o tom das águas de mares e oceanos.

Também podem ser atribuídos à cor azul os sentidos de tranquilidade, harmonia, serenidade, ou à depressão.

Conceito

O azul compõe junto com outras cores as chamadas cores pigmento-primarias.


Veja também – Significado de pipa

É utilizada também representar a realeza e os aristocratas, além de nos tempos atuais ser muito utilizada pelos profissionais de marketing e publicidade.


Azul no futebol

Diversos times de futebol espalhados por todo o mundo tem o azul entre suas cores oficiais, como você pode ver abaixo:

  • Cruzeiro;
  • Chelsea;
  • Porto;
  • Manchester City;
  • Schalke 04;
  • Grêmio;
  • Avaí;
  • Paissandú;
  • Leicester;
  • Barcelona;
  • PSG;
  • Deportivo La Coruña;
  • Kashima Antlers,
  • Seleção da Itália;
  • Seleção da França;
  • Seleção do Japão;
  • Seleção da Argentina;
  • Seleção Brasileira.

Azul

Mar azul

A visão daquele mar totalmente azul nas praias ou nas fotos e filmes que você vê intriga muita gente, afinal de contas, a água não possui nenhum tipo de coloração.

O primeiro fator que pode determinar a cor da água do mar é o tipo de material que se encontra em abundância em determinadas regiões, como os locais que possuem uma grande quantidade de algas e plantas que podem acabar dando uma tonalidade esverdeada a água nessa região.

Uma outra teoria afirma que o tom azulado das águas dos oceanos e mares se deve ao reflexo do azul do céu.

Também existe uma teoria que diz que o azul que vemos nos mares se deve não ao reflexo do céu, mas a não absorção da luz azul pela água.

Céu azul

A cor azul que vemos no céu em qualquer parte do mundo se deve a um fenômeno físico que acontece na atmosfera da Terra, batizado de espelhamento de Rayleigh.

Esse fenômeno ocorre quando a luz solar penetra na atmosfera terrestre atingindo átomos de nitrogênio e oxigênio, além de outros materiais presentes na atmosfera, dando início ao chamado espelhamento.

Com isso a luz solar é espalhada para várias direções em vários tons de cor, cada uma com um comprimento diferente. A onda de comprimento de cor azul é a mais bem definida entre todas as outras, e por isso é a que se destaca e faz com que o sol seja apenas uma bola brilhante e todo o céu tenha a cor azul.

RGB

RGB é a sigla utilizada para denominar o sistema de cores luminosas formado pelas cores Red, Green e Blue, ou em português, vermelho, verde e azul.

Esse sistema é utilizado em aparelhos que emitem luz, caso de aparelhos como televisores, computadores, smartphones, câmeras digitais, scanners e qualquer outro tipo de equipamento que utilize uma tela.

No sistema RGB as cores são obtidas após a mistura de determinadas quantidades de cada uma das três cores do sistema. Essas cores podem ser utilizadas em uma escala que vai de 0 até 255, sendo a combinação 0, 0, 0 a necessária para obtenção da cor preta, enquanto a combinação máxima, ou 255, 255, 255 irá resultar na cor branca.

Para obter tons mais intensos ou mais claros é necessário que haja variação entre os valores mínimos e máximos, como por exemplo, a cor azul turquesa (255, 255, 180).

O uso dessa escala permite que as mesmas cores sejam representadas da mesma forma em diferentes utilizações.

Azul na publicidade

Não é de hoje que as cores são utilizadas para representar os sentimentos e estado das pessoas, como a expressão “vermelho de raiva”, por exemplo.

E a publicidade e o marketing fazem o uso das cores de forma a aproveitar a forma com que as pessoas interagem com essas cores em benefício de seus clientes, de acordo com o objetivo de cada um deles.

A cor azul é bastante utilizada por empresas de vários segmentos diferentes como indicador de força e segurança, como é o caso de empresas como Intel, Panasonic, Samsung e Hering, que transmitem essa impressão aos seus clientes utilizando o azul em seus logotipos.

Azul

Psicologia das cores

A psicologia das cores é amplamente estudada a bastante tempo para fazer com que empresas consigam estabelecer conexões com seu mercado através de sentimentos e percepções criados com base nas cores.

A cor azul é vista como uma cor que estimula a criatividade, além de inspirar confiança, serenidade e segurança.

Azul e natureza

O azul é uma cor que possui uma ligação muito característica com a vida, já que é utilizada para representar tanto o céu quanto a água dos mares, rios e oceanos. Por isso muitas empresas que desejam ter sua imagem associada a vida e a natureza escolhem tons de azul como base para a a construção de toda sua identidade visual.

Não é à toa que muitas empresas como agências de viagens, companhias marítimas e aéreas, optam por essa cor.

Essa relação da cor azul com a natureza também é explorada por fabricantes de produtos de higiene e limpeza, que tem como objetivo indicar sensações de liberdade e frescor para o público.

Azul na decoração

Por ser considerada também uma cor que transmite serenidade, os tons de azul são muito utilizados em ambientes que querem transmitir calma e tranquilidade.

Em estabelecimentos comerciais o azul é muito utilizado para criar um clima que deixe os clientes mais confortáveis e relaxados, seja com o uso de tons mais claros como o azul-bebê que deixam o espaço todo com um ar mais calmo ou o azul royal, que mantém o ar confortável e tranquilo sem perder o destaque.

Conclusão

Os tons de azul estão por toda a parte e podem ser utilizados para identificar tanto sentimentos humanos positivos quanto negativos, como serenidade e depressão.

No mundo corporativo a cor azul é atribuída sempre a empresas que desejam transmitir valores como confiança e segurança a seus clientes, e por isso agências de marketing e publicidade se utilizam dessa cor para transmitir suas mensagens de maneira mais assertiva e atingir os objetivos de seus clientes.

Na decoração de ambientes o azul é normalmente aplicado para conferir um ar de tranquilidade e conforto, principalmente em ambientes comerciais e corporativos.

About the author

yasmin