Tecnologia

Arroba: definições e significados

Foi na Idade Média que um símbolo chamado de arroba surgiu, foi de uma variação do latim ad, representando as preposições “em” e “para”. Este símbolo contém um círculo em volta do a, este seria correspondente ao d. Com o intuito de economizar tinta e papel que este símbolo foi criado.

Algumas histórias acabam divergindo em relação ao verdadeiro significado de arroba. Em alguns casos o significado desse símbolo era com o intuito de identificar a casa de alguma pessoa e outros casos, indicam que ele era utilizado para sinalizar determinados preços. A informática começou a utilizar essa simbologia depois que ele foi amplamente utilizado pelo comércio.

No ano de 1972, o símbolo de arroba foi utilizado na internet a primeira vez para identificar um endereço eletrônico. Isso foi um verdadeiro marco, pois esse símbolo já estava presente na antiga máquina de escrever e foi reutilizado nos teclados dos computadores. Atualmente, esse símbolo fica entre o nome do usuário e o seu provedor de internet.

Aqui no Brasil, a arroba é uma das formas de medida na contagem de bois. Mais a seguir você vai conhecer como essa medida funciona e o quanto ela vale.


Arroba na informática

Você que possui uma idade superior a 25 anos, quando dizemos arroba, logo vem na sua cabeça, uma unidade de medida utilizada para contagens de animais como cavalos e bois. Pois, então, a arroba é um símbolo utilizado atualmente pela informática, mais precisamente na internet.

Ela começou a se tornar popular e muito conhecida depois que começou a fazer parte dos endereços de e-mail. Hoje em dia, as pessoas tem uma facilidade muito maior de identificar esse símbolo. A origem desse símbolo não tem uma data precisa, mas quando ele começou a ser utilizado na internet tem data. Foi na década de 70 que o símbolo da arroba foi utilizado pela primeira vez.


Foi um programador chamado Raymond Tomlinson que teve a ideia de utilizar um símbolo para separar o terminal do computador do seu nome de usuário. Essa ideia deu tão certo esteticamente que é utilizada até hoje e dificilmente será substituída.

A taquigrafia também utilizava esse símbolo há cem anos atrás, a maioria dos apaixonados pela internet não sabem disso. Em diversos países, a arroba ganha um nome diferente, mas seu significado é o mesmo. Na Itália e na França por exemplo, é conhecida como caracol, na Alemanha é chamada de cauda de macaco e na China, ratinho.

Arroba

Arroba do Boi

Agora estamos falando do que a maioria das pessoas conhecem, principalmente aquelas que não migraram para o mundo da internet. Arroba também é conhecida no país como uma unidade de medida para pesar animais como cavalos e bois.

Em países como Portugal e Brasil, cada uma dela equivale ao peso de 15 kg. É muito complexo isso, na Espanha por exemplo, ela é utilizada para fazer a medição de litros.

Isso significa que existe uma arroba diferente para medir líquidos como azeites e vinhos por exemplo.

No mercado do agronegócio, a arroba ainda é utilizada, mas em pouca escala desde que surgiu o Sistema Internacional de Unidades.

Conheça 4 símbolos universais dos computadores

Os símbolos universais dos computadores estão presentes em todos eles, independente de qual país você seja.

A arroba, por exemplo, está presente em todos os teclados no mundo inteiro. Esses símbolos universais servem para você saber para que servem imediatamente. Mesmo que tenham pequenas alterações no seu design, esses símbolos são inconfundíveis.

A seguir vamos te ensinar 4 símbolos universais que são encontrados em todos os computadores ao redor do mundo.

1 – O que é esse tal de Bluetooth?

Se você analisar detalhadamente o símbolo do Bluetooth, vai entender o seu significado. Hoje em dia praticamente todos os aparelhos eletrônicos tem essa tecnologia. Seu símbolo é claramente um “B”, com um design estiloso, mas por que será que ele recebeu esse nome?

Bluetooth significa dente azul e está ligado a uma história bastante interessante de um rei chamado Harald Blatand. Esse rei era um exímio conhecedor de mirtilos, de tanto consumi-los, seus dentes ficaram azuis.

A marca do seu reinado era de duas runas deitadas, que parecem a letra b, esse símbolo é utilizado até hoje.

Por ter feito um reinado de união entre os povos, característica semelhante a uma conexão bluetooth, que tem o intuito de troca de informações de maneira rápida, esse símbolo do rei foi copiado e é utilizado até hoje.

2 – Entenda o que é o Command

Essa tecla não é muito comum nos computadores convencionais, quem cresceu com um Apple conhece essa tecla naturalmente.

Foi Steve Jobs o primeiro a contestar o design inicial da tecla Command. O primeiro desenho foi de uma maçã, descartada em seguida pela pai da Apple.

Com o passar dos anos, um artista conseguiu elaborar um símbolo que fosse condizente com a função que tinha. Este símbolo hoje em dia é muito parecido com um looping infinito, seu nome é looping de Gorgon.

Essa tecla e símbolo são usados até hoje como infinitas possibilidades e funções.

Arroba

3 – O que é o Pause?

Ah esse é um dos símbolos mais fáceis, sua representação é de apenas 2 pauzinhos, um do lado do outro.

Diversos aparelhos eletrônicos contém esse botão.

Sua função é a de literalmente pausar alguma ação, mesmo que nenhuma escrita esteja clara nessa tecla.

Existem diversas histórias sobre a sua origem, as mais cabíveis são aquelas que dizem que esse símbolo, estão presentes na música. Outra explicação indica que esses dois pauzinhos significam a conexão, a abertura e a junção de uma conexão elétrica entre os aparelhos.

Outras teorias dizem apenas que esses dois paus, podem indicar uma pausa em alguma ação. De uma maneira ou de outra, seu teclado tem esse símbolo e você deve utilizá-lo, caso queira interromper alguma ação com uma pausa estratégia.

Como dissemos, esses símbolos são universais e você encontrará todos eles em qualquer computador.

4 – Power é o botão que liga?

Este símbolo é bem legal e agora que vamos te explicar o significado, você correrá para ver um botão desse.

Power é representado simplesmente por um círculo cortado por um pauzinho, pois então, o círculo é um zero e o pauzinho representa o um.

Para o sistema binário, o zero e o um, possuem um significado simples de ligado ou desligado.

About the author

yasmin