Língua Portuguesa

Significado de eclético: entenda o que quer dizer

Eclético é um adjetivo masculino. Sua variação de gênero e eclética. A palavra vem do grego e possui algumas variações. Aqui você conhecerá alguns de seus significados e como utilizar melhor o termo.

O significado de eclético

Quando dizemos que algo é eclético isso significa que ele abarca várias características. Estas podem ser diferentes ideologias, diferentes opiniões, gostos…

O uso mais comum é para o gosto musical. Quando questionamos a alguém sobre qual música ele gosta, pode escutar que possui um gosto eclético. Isso significa que aprecia vários estilos musicais.

Veja também – Significado de sugar baby


Podemos ser ecléticos em várias situações. Até mesmo em situações sobre escolhas políticas. Uma pessoa que aprecia várias vertentes e ideologias pode se considerar politicamente eclética.

Bem como as pessoas que apreciam vários tipos de culinária, indo da japonesa à italiana. Essas também são ecléticas.


Exemplos de frase com a palavra:

  • Para os esportes tenho um gosto eclético.

Nesta frase, queremos dizer que nos esportes o sujeito da frase gosta de várias modalidades.

  • Ele tem um jeito de se vestir eclético.

Nesse caso queremos dizer que a pessoa se veste de várias maneiras. Provável que use vários estilos para compor suas roupas.

Entre seus sinônimos podemos utilizar as palavras:

  • Abrangente;
  • Diversificado;
  • Variado.

Já como antônimo, temos os seguintes termos:

  • Igual;
  • Homogêneo;
  • Único.

Assim, normalmente o eclético combina pontos que podem ser vistos como opostos. Como gostar de usar azul e rosa, que socialmente são tidas como cores opostas. Na maioria das vezes a palavra é usada em uma significação positiva e até mesmo elogiosa.

Mas ser eclético não significa gostar de qualquer coisa, e sim que você pode conjugar coisas tidas como opostas no senso comum.

Agora você já sabe um pouco mais sobre esta palavra.

Entretanto, a palavra também possui outros usos. Não se refere somente aos gostos, mas está presente na filosofia e nas artes.

Eclético

Sua significação na filosofia

Na área da filosofia o eclético se tornou uma escola de pensamento. É conhecido como ecletismo.

Nessa vertente, busca-se combinar diferentes formas de pensamento. Foi desenvolvido durante o século XIX e fundado na Holanda. E afirmava que os diferentes métodos filosóficos poderiam encontrar uma união.

Haveria uma síntese entre as ideias opostas. Sem admitir que uma vertente é superior a outra. O ecletismo na filosofia apresenta que podem existir várias verdades.

Assim, o ecletismo filosófico é capaz de reunir vários pensamentos.

O uso nas artes

Sua aplicação também ocorre no campo das artes.

Não significa somente que alguém pode gostar de várias obras de diferentes artistas.

Mas o ecletismo é uma escola. Nesse caso os artistas absorvem as formas de artistas anteriores e as utilizam para produzir novas obras.

Assim, se alguém gosta do cubismo e do expressionismo, pode juntar as duas técnicas para formar algo novo.

Não há uma prisão a uma vertente, mas a tentativa de novas descobertas a partir do uso do que já foi inventado.

Isso não torna a obra de arte melhor ou pior. Mas diferente. Alguns criticam que não haveria criatividade. Mas a criação está em conseguir unir o que ninguém havia pensado antes. Podendo transformar o que todo mundo achava que não poderia ser modificado.

O sentido negativo do eclético

Porém, o eclético nem sempre é tido como algo bom. Em alguns momentos pode ser depreciativo. Por isso é preciso ter atenção ao uso do termo.

Quando alguém comenta sobre uma outra pessoa e a julga por ser eclética, pode estar querendo dizer que não funcionou como ela tentou combinar estilos diferentes.

Assim, este termo também pode ser usado como um eufemismo, uma suavização do que quer falar, para dizer que a pessoa não sabe ornar diferenças. Mas, ao contrário, faz delas uma bagunça que não combina.

As diferenças podem se combinar, entretanto é preciso ter critério e atenção para que não fiquem sem sentido ou feias.

Podemos usar o eclético para criticar o que é diferente. Entretanto, tenha atenção para não ser somente um preconceito de sua parte.

Temos o costume de julgar antes mesmo de olhar e apreciar as diferenças. Não seja mais um a fazer isso. Mas preze por ser eclético no sentido positivo da palavra.

Eclético pode ser visto também como não ter critério. Ou significar que gosta de tudo. Mas não é bem isso. E sim, estar aberto a novas possibilidades. Essa é uma visão preconceituosa e por isso negativa.

Eclético

Como ser eclético e quais seus benefícios

Se você gosta de vários tipos de uma coisa, provavelmente você seja eclético.

Não é preciso ser eclético em todas as áreas de sua vida. Mas sim estar aberto a novas experiências e não promover preconceitos.

Caso não goste de algo pela sua aparência, não o julgue de imediato sem experimentar ou entender sua argumentação.

Não há nenhum problema de uma pessoa gostar de samba e rock. Como também gostar de futebol e vôlei.

Entre os benefícios de estar eclético está em conhecer coisas diferentes. Você também pode ter uma playlist com várias MP3 em seu celular. Pode escutar vários estilos musicais sem se preocupar com as aparências e com o que os outros irão pensar.

Seu guarda roupa também poderá ser variado. E você conseguirá montar um estilo próprio e com várias referências. Para muitas pessoas pode ser visto como algo sem sentido. Mas o importante é que você se sinta bem. Que você se ache interessante e bonito.

Também poderá ter vários tipos de amigos. Com quem poderá trocar diferentes experiências e viver situações inusitadas. Andar sempre com o mesmo círculo de pessoas pode não te apresentar nenhuma novidade.

Mas, se estiver em um bar, ou alguma reunião social com diferentes pessoas, terá outras conversas. Descobrirá novas coisas e sempre terá uma amigo para te acompanhar em suas aventuras.

Assim, invés de criticar quando uma pessoa está aberta a novas experiências, tente ver o lado positivo. Aprecie a diferença e conviva com ela. Ser eclético e ter critérios poderá te trazer somente benefícios. Te abrirá novas portas.

Um gosto eclético faz com que você aprecie diversas coisas diferentes e possa ter uma visão mais ampla de mundo.

About the author

yasmin