Geral

Proatividade: qual o seu conceito e seu significado?

Você já viu a palavra proatividade escrita em um currículo ou citada em uma entrevista de emprego? Provavelmente sim. Proatividade é um termo que geralmente chama a atenção para todos aqueles que o leem e poucas pessoas sabem com clareza o que isso significa.

Proatividade é uma atitude da pessoa que leva a antecipar ativamente futuros eventos ou problemas. Esta é uma qualidade altamente valorizada pelas empresas.

Veja também – Significado de Old School

Se você se depara com um trabalhador com uma atitude proativa, espera que ele seja capaz de enfrentar os problemas. Espera também que ele seja capaz de impedir que os problemas aconteçam, ou pelo menos, saber como resolvê-los com mais eficiência.


Mas uma atitude proativa vai além. Pessoas proativas tendem a ter uma série de qualidades que as tornam especialmente produtivas e valorizadas na vida e no seu local de trabalho.

Você quer ser mais proativo? Você sabe quais são as características de pessoas que são extremamente proativas e se dão bem em diversos âmbitos de suas vidas?


Abaixo, vamos ver algumas dessas características da proatividade que definirão seu conceito e aplicação dos significados.

As características da proatividade agindo sobre as pessoas

A proatividade deixa os indivíduos mais ativos física e intelectualmente

Ser ativo é uma qualidade básica de uma pessoa proativa. Quem não é uma pessoa ativa, dificilmente consegue alcançar a proatividade. Pessoas proativas buscam ação, adoram resolver problemas ou, melhor ainda, fazem todo o necessário para evitar que eles surjam.

Esse tipo de pessoa gosta de atuar e não fica ancorado na rotina. No entanto, procura novos desafios para dar vazão à sua energia.

A proatividade implica no autoconhecimento

Ser proativo não significa ser ativo “cegamente”, mas também se preocupar em olhar para si mesmo. É preciso conhecer as limitações e capacidades disponíveis.

Quais são as qualidades que me fazem diferente? Como isso poderia melhorar? Quais são as minhas fraquezas a nível pessoal ou profissional?

Esse é o tipo de pergunta que uma pessoa que tem proatividade deve se fazer. Isso o ajuda a se conhecer melhor, a se posicionar e a ter maior confiança em suas possibilidades.

Proatividade

Veja também:

A proatividade implica em uma grande autoconfiança

Para se deslocar pelo mundo com a atitude dinâmica que as pessoas proativas demonstram, será essencial ter grande autoconfiança.

A proatividade faz com que as pessoas reflitam, planejem e, se convençam de que estão fazendo as coisas certas, agindo. Além disso, esse modo de proceder é realimentado e reforça sua própria autoestima.

Os proativos são criativos e procuram soluções diferentes

Uma pessoa proativa não desiste facilmente. Se as soluções usuais não oferecem resultados, elas procuram novas alternativas.

Você já viu a série de televisão clássica MacGyver? Você se lembra de como ele conseguiu construir um caminhão de 6 eixos com uma caixa de fósforos e 4 cabides? Isso é um exemplo claro de proatividade.

Pessoas proativas se expressam de maneira positiva

Você já sabe que pessoas proativas estão sempre procurando soluções para problemas. E para conseguir isso, uma linguagem positiva pode abrir portas que estão fechadas. Expressando-se com otimismo, o indivíduo tornará os outros mais propensos a buscar soluções com ele.

A proatividade faz as pessoas pensem além do curto prazo

É outra qualidade muito específica de pessoas proativas. A maioria de nós tende a se concentrar em suas tarefas imediatas, sem prestar muita atenção à evolução das coisas, seja a médio ou a longo prazo.

Quem carrega consigo a proatividade tenta antecipar futuras necessidades e problemas. Ele conhece o poder do planejamento. Portanto, esta é uma qualidade muito procurada para cargos de liderança.

Os proativos têm um grande autocontrole

Seres proativos sabem que, para encontrar a solução para um problema, não devem se deixar levar pelas emoções. Em certas situações, o estresse pode nos enganar.

Quem é proativo tem que saber ter a situação sob controle e também tem que saber acalmar as pessoas ao seu redor. Ele precisa tranquiliza-las, demonstrando respeito por suas opiniões e seu modo de pensar.

A proatividade é uma característica de centralização

As pessoas proativas procuram ser eficazes e isso significa eliminar problemas desnecessários. Haverá tempo para comentar sobre coisas não tão importantes, mas, de antemão, o foco é sua palavra de ordem. Elas centralizam o que é relevante, para depois estender suas habilidades para outros campos.

Proatividade

Os proativos são lineares, constantes

Guiados por sua autoconfiança e pelo planejamento, os indivíduos proativos sabem que estão no caminho certo. Eles estão cientes de que muitas vezes é necessário esperar um pouco antes de obter resultados. Portanto, não abandonam nada no primeiro obstáculo.

As pessoas proativas exaltam a disciplina

As qualidades da proatividade levam à disciplina. Se uma pessoa está centrada, sabe o que fazer, é constante, tem autocontrole, está ativa, etc. A personalidade disciplinada surge por si mesma.

A proatividade aguça o poder de persuasão

Poucas pessoas conseguem resistir à atratividade de uma pessoa proativa. Sua autoconfiança, seu autocontrole e sua capacidade de mostrar respeito pelas ideias dos outros farão com que suas opiniões sejam sempre levadas em conta.

Os proativos são sociáveis

É outra qualidade que emerge dos demais. Uma pessoa ativa, com autoestima, positiva e criativa, geralmente encontrará satisfação nas relações sociais, o que, por sua vez, será positivo em seu trabalho e em sua vida como um todo.

Pessoas proativas aprendem com as críticas

Para quem tem a proatividade intrínseca em si, uma crítica é uma oportunidade para aprender e melhorar. Os proativos não costumam levar as críticas como uma ofensa pessoal, nem tomam como uma desculpa para liberar os sentimentos ruins guardados dentro do peito.

A proatividade é parceira da flexibilidade

Como já foi citado anteriormente, as pessoas proativas são criativas, querem encontrar soluções para problemas e antecipá-las. Consequentemente, isso implica em uma grande capacidade de adaptação e flexibilidade. Com uma postura rígida, dificilmente alguém alcançará novas soluções.

É preciso lembrar que aqueles que adotam a proatividade para si, não precisam adotar todas essas posturas e características. Isso vai sendo desenvolvido com o tempo, aos poucos.

É verdade, que pessoas proativas são vistas quase como um super-humanos, mas isso não procede. Mesmo que não atinjam os níveis dourados da máxima proatividade, eles sempre podem inspirar os outros a melhorar.

About the author

yasmin